O Auto da Maga Josefa – Paola Siviero

0
Em primeiro plano, recorte da capa do livro, com fundo vermelho e o titulo:
Em primeiro plano, recorte da capa do livro, com fundo vermelho e o titulo: "O Auto da Maga Josefa", na base, o nome da autora Paola Siviero. No fundo parte de um desenho de animal semelhante a asno, em traço de estilo xilogravura nordestina.

Toninho cresceu em uma família de caçadores de seres sobrenaturais e foi treinado desde criança para encontrar criaturas que procuram fazer mal a seres humanos e eliminá-las. Lembra certa série? Lembra sim. Mas as semelhanças de O Auto da Maga Josefa param nessa premissa.

Supernatural Nordestino

Quando soube desse livro logo imaginei que a caracterização da região Nordeste fosse ficar ruim, talvez ofensiva, mesmo sem intenção. Ao começar a leitura realmente estava achando exagerado, até perceber que além de se passar no interior, a trama acontece ali por volta da década de 1950. Parei para refletir e percebi que na verdade estava muito bem caracterizado: a autora conseguiu transmitir não apenas o modo de falar, mas também os costumes dos diferentes estados. Fica aqui minha solidariedade ao Toninho por ninguém entender o porquê de não ser muito chegado à tapioca.

Mas vamos à trama de O Auto da Maga Josefa. Toninho estava em uma de suas andanças, tentando exorcizar um demônio que constantemente fugia para possuir outros corpos, até topar com Josefa, uma maga. Neste mundo, as magas são filhas do próprio demônio com uma mulher humana e que graças a isso possuem longevidade e poderes mágicos, mas já nascem com a alma condenada ao inferno.

Os dois se unem para expulsar esse demônio e, ainda que desconfiados um com o outro, resolvem começar uma parceria para acabar com outras criaturas que assolam a região.

A partir daí temos um caso diferente por capítulo, deixando o livro com cara de coletânea de contos, sendo sua ligação o desenvolvimento do companheirismo entre Toninho e Josefa. Assim, a história melhora a cada capítulo, trazendo diferentes criaturas, mistérios e bom humor.

O mistério que permeia o livro todo é o que Josefa realmente deseja. Afinal, ela é poderosa o bastante para não precisar da ajuda de um humano. Vamos descobrindo pistas sobre isso ao longo da história, enquanto os dois protagonistas constroem sua amizade. Mas para mim o melhor do livro são os casos em si. Paola Siviero trouxe criaturas de diversas culturas, apresentando explicações criativas para justificar a presença de certas criaturas no interior nordestino como vampiros e lobisomens.

Mas é bom?

É muito bom! É divertido, criativo e diferente.

Para quem já leu ou não se importar com spoilers, o pessoal do Covil de Livros fez um podcast sobre O Auto da Maga Josefa, que aliás foi por onde conheci.

Nota

4 selos cabulosos e meio

Garanta seu exemplar no link abaixo e boa leitura!

logo da “amazon” em preto num fundo amarelo

Ficha Técnica

Não esqueça de adicionar ao seu Skoob

Nome: O Auto da Maga Josefa
Autor: Paola Siviero
Editora: Dame Blanche
Ano: 2018
Páginas: 250                                          ISBN: B07GSGWFMC
Sinopse: Toda lenda tem raízes na realidade e Toninho sabe disso melhor do que ninguém – a seca é apenas uma das muitas maldições que assolam o Agreste. Fantasmas, vampiros e gigantes não assustam esse jovem caçador de demônios, mas ele se surpreende ao conhecer a misteriosa Josefa, que também percorre as estradas áridas do Nordeste atrás de criaturas malignas. As intenções da maga em lutar contra os seres de outro mundo talvez sejam obscuras, mas a jornada ao seu lado certamente será uma aventura inesquecível…