Antologia Mitografias Vol II – Mitos de Origem

0
Recorte da capa da Antologia Mitografias Vol 2 - Mitos de Origem, no centro tem um desenho em preto da loba capitolina amamentando dois bebês, seus olhos soltam chamas vermelhas. O desenho simula a estética de um vaso grego antigo. o fundo é uma forma ovalada em tom amarelo-alaranjada com rachaduras.
Recorte da capa da Antologia Mitografias Vol 2 - Mitos de Origem, no centro tem um desenho em preto da loba capitolina amamentando dois bebês, seus olhos soltam chamas vermelhas. O desenho simula a estética de um vaso grego antigo. o fundo é uma forma ovalada em tom amarelo-alaranjada com rachaduras.

Após o sucesso de seu primeiro volume, o site Mitografias retorna com Antologia Mitografia Vol. II: Mitos de Origem, reunindo 14 contos de diversos autores nacionais nesse e-book. A proposta desta coletânea é criar histórias que contem a origem das coisas: seja uma ideia, um fenômeno da natureza, a criação do mundo, de um povo, de uma criatura etc.

A Antologia foi organizada, revisada e publicada gratuitamente pelo Mitografias. O site há 10 anos se dedica a produzir conteúdo sobre as mais diversas mitologias e religiões, contando com centenas de textos e episódios de podcasts, sendo uma referência no assunto. Na abertura do edital, foram recebidos dezenas de contos e selecionados 14 para compor a atual Antologia.

No início de tudo

Os Mitos de Origem contidos neste livro são os mais variados. Tem histórias sobre a origem de músicas, sobre o início de cosmologias, sobre criaturas fantásticas, sobre povos novos e antigos. Os escritores fizeram releituras de antigos mitos, recriações de versões antigas, invenções totalmente originais e paródias bem elaboradas. São variadas origens, sendo temas bem diferentes entre si.

Variados também são os formatos e estilos dos contos. Temos uma história policial sobre misteriosos suicídios que ocorrem numa cidade contemporânea e envolve uma antiga lenda japonesa. Um renomado compositor faz uma viagem astral ao antigo reino nórdico em busca de inspiração para sua música. Duas crianças abandonadas na floresta são adotadas por uma criatura sobrenatural e futuramente serão as fundadoras de uma cidade. Um jovem com síndrome do pânico se vê repentinamente responsável por 12 planetas. Entre muitas outras histórias.

A versão e o fato

A maioria dos contos atende à proposta de contar mitos de origem, porém nem todas obtiveram exito, tornando-os um pouco deslocados na antologia. Isso não chega a prejudicar a leitura, mas causa uma certa estranheza.

Em comparação à primeira antologia, a qualidade caiu um pouco, mas ainda sim é melhor que a média da maioria das coletâneas de contos que se encontra por aí. A variedade de temas e de estilos é um ponto muito positivo, tornando a leitura diversificada e fresca. A organização do livro acertou muito na escolha da ordem dos contos, intercalando histórias leves e densas, o que tornou a leitura mais dinâmica.

Destaque para a escritora Isa Próspero, cujo conto finaliza esse livro. Ela participou também da primeira Antologia Mitografias, com o conto de abertura. Muito interessante ver como sua escrita evoluiu e na diversificação do seu estilo. Vale muito a pena a leitura.

NOTA

4 SELOS CABULOSOS

Garanta seu exemplar e boa leitura!

Adquira aqui seu exemplar

Não esqueça de adicionar o livro no Skoob
Nome: Antologia Mitografias Vol II: Mitos de Origem
Autor: Coletânea
Edição: 1ª
Editora: Independente
Ano: 2018
Páginas: 198
ISBN: Não possui
Sinopse: Se os aspectos do mundo podem ser vistos através dos mitos, as origens dos inumeros elementos de nossas vidas também não seriam diferentes.
Esta antologia de contos é a segunda produzida pelo projeto Mitografias, que há mais de 10 anos fomenta discussões sobre mitos, lendas e folclore de todos os povos.
Neste volume, 14 autores – alguns iniciantes, outros já consagrados – apoiam-se em diversos mitos de origem em diferentes culturas para criar seus contos carregados de personalidade passando por diversos generos, simbolismos e mensagens.