A Flecha de Fogo – Leonel Caldela

1
Silhueta de um monstro humanóide em pé segurando um machado. Fundo em cor palha.
Silhueta de um monstro humanóide em pé segurando um machado. Fundo em cor palha.

“Quando a sombra passar pelo globo de luz
Trazendo a vida que trará a morte
Terá surgido o emissário da dor
O arauto da destruição
Seu nome será cantado por uns
E amaldiçoado por outros
O sangue tingirá os campos de vermelho
Um rei partirá sua coroa em duas
E a guerra tomará a tudo e a todos
Até que a sombra da morte complete seu ciclo
E a flecha de fogo seja dispara
Rompendo o coração das trevas”

O que você precisa saber

Muitas pessoas acham que “A Flecha de Fogo” por ser um romance do cenário de Tormenta, só pode ser lido/entendido por quem já conhece o jogo ou já leu outros livros. Errado! Tudo o que você precisa saber sobre esse mundo (lugares, deuses, heróis etc) está dentro do próprio livro. O que você precisa saber é somente o seguinte: existe uma criatura anunciada numa profecia que irá reunir um gigantesco exército de monstros humanoides (chamado Aliança Negra) a mando do Deus da Morte; esse general, Thwor Ironfist, irá marchar contra todas as outras raças para dominá-las e a única coisa que a profecia dita que pode pára-lo é a “flecha de fogo”; o que ou quem seria a flecha de fogo é um grande mistério. Esse livro, como o próprio título revela, veio para resolver isso. Claro que para os fãs do jogo existe um gostinho a mais nessa história. Afinal, estamos há 20 anos esperando que seja revelado o mistério dessa profecia. Mas os que chegaram agora podem ficar tranquilos que a viagem será prazerosa para vocês também.

O autor desse livro é o Leonel “Mestre da Escatologia e do Sadismo” Caldela, escritor responsável pela Trilogia Tormenta, história que revela o surgimento da tempestade que dá nome ao jogo. Após 10 anos do lançamento da trilogia, Caldela retorna para revelar outro grande mistério de Tormenta em A Flecha de Fogo. Vale mencionar aqui que a profecia e o personagem de Thwor Ironfist, o general bugbear que lidera a Aliança Negra, são criações do diabólico “Dr. Careca” J. M. Trevisan, um dos autores do RPG Tormenta.

Lide com o futuro que surgir disto

Considerando a proposta do livro, facilmente poderíamos imaginar que ele seguiria uma estrutura básica de romances de fantasia: um grupo de aventureiros saindo numa busca por um item mágico capaz de destruir o inimigo invencível conforme dito numa profecia e salvar a humanidade (alguém disse Senhor dos Anéis?). Mas não será tão simples assim…

Apesar da primeira parte te levar a crer que a história seguiria por esse caminho, rapidamente você percebe que foi enganado. As partes 2 e 3 te levam para outro tipo de história, uma em que o protagonista e o leitor precisam esquecer tudo o que “acham” que sabem sobre o mundo para aprender sobre uma nova realidade. O livro passa a apresentar um outro lado do mundo de Tormenta que nem os fãs conheciam, tornando-o novo para todos os leitores.

Indo ainda mais a fundo ainda, Leonel explora outros assuntos que não são costumeiramente abordados na fantasia clássica. Levando o protagonista para o outro lado da história, convivendo com os “monstros”, é apresentado ao leitor diversas discussões sobre “quem é o inimigo” e “quem é o outro”, enquanto a derradeira guerra pelo destino da humanidade (e desses monstros) está chegando no seu clímax. A narrativa tem um ritmo mais lento do que o usual para este tipo de história, mas é necessário para que o leitor possa entender o peso de cada decisão das personagens tomam e do destino que elas tem que lidar a partir disso. Acredite, a espera é recompensada.

Ushultt: “aquele que sangra conosco”

Sendo um romance do Leonel Caldela não poderiam faltar combates de tirar o fôlego. Apesar de reduzido o número de combates em comparação ao tamanha gigantesco do livro, eles são magistralmente descritos. Outra marca registrada do autor são grandes reviravoltas. Apesar de ser um volume único, este romance facilmente poderia ser uma trilogia e, ao final de cada parte, você pode esperar uma grande surpresa.

Os fãs de Tormenta podem esperar ver várias teorias sobre a Flecha de Fogo que foram surgindo ao longo desses anos de espera, assim como personagens e lugares que apenas foram mencionados sendo melhor detalhadas. Os que nunca ouviram falar de Tormenta podem esperar serem apresentados a um novo mundo que está em constante mudança, tendo seu Futuro e Passado alterado por ações no Presente. Sim, eu sei que parece não fazer sentido, mas vocês ainda não ushultt, então não podem entender…

Nota

Garanta o seu exemplar e boa leitura!

Não esqueça de adicionar o livro no Skoob

Nome:  A Flecha de Fogo
Autor: Leonel Caldela
Edição: 1ª
Editora: Jambo
Ano: 2018
Páginas: 736
ISBN: 9788583650935
Sinopse: Ele está chegando. A profecia nos avisou que, com o eclipse, viria o Arauto da Destruição, tingindo os campos de vermelho. Ele já destruiu o Reino dos Elfos com seu exército de monstros. Só existe uma coisa que pode detê-lo, mas ninguém sabe o que é. Passei minha vida toda estudando a profecia. Todos nós dedicamos cada minuto a tentar decifrá-la, em busca de uma arma, de uma esperança. Mas a última barreira caiu e ele está chegando. A sombra da morte cobrirá nossos reinos, a menos que alguém responda a pergunta que nos atormenta desde o início. O que é a Flecha de Fogo?