Os Senhores do Norte – Crônicas Saxônicas #3 | Bernard Cornwell

0

Lá e de volta outra vez

É um pouco complicado resenhar um terceiro livro, pois quem iria começar a ler uma saga pelo terceiro livro? Acho que ninguém. Tendo isto em mente posso dispensar todos os elogios ao autor (Bernard Conrwell) e sua forma de escrever, posso dispensar como são incríveis suas construções história e os detalhes sócio econômicos da sociedade e claro posso dispensar explicar quem é Uhtred.

“Os Senhores do Norte” têm seu início com Uhtred escondendo uma pequena fortuna numa colina na propriedade que ganhou como recompensa da batalha em Ethandun. Ele nomeia a propriedade de Fifhaden (“cinco jeiras”) e deixa bem claro que não é uma recompensa justa par alguém que fez tanto quanto ele depois de derrotar os dinamarqueses de Wessex.

Uma das qualidades deste livro é seu dinamismo, mostrando uma leitura veloz e prazerosa dos rumos da história no transcorrer do romance. Senhores do Norte inicia imediatamente depois do segundo livro da série e mantém um ritmo frenético, acelerando ainda mais a leitura da saga, sendo este fator um diferencial deste livro.

 

Começando pelo começo

A história começa em Wessex, mas rapidamente Uhtred parte para as terras do norte, a Nortúmbria. Vale lembrar que todo a história das Crônicas Saxônicas está em torno da conquista de Bebbanburg, logo, este é sempre o plano de fundo de todas as ações de Uhtred. Claro, não será neste livro que ele alcançará este objetivo, porém a história de Uhtred ganha o incremento de muitos personagens que se tornarão extremamente importantes para todos os livros a partir deste.

Sobre tais personagens posso falar um pouco sobre Finan, o irlandês espadachim, um dos personagens que mais tenho carinho. Finan é maravilhoso e inusitado, um cristão melhor amigo de um pagão que luta feito um demônio! A forma a qual ele se junta a Uhtred (literalmente) os marca para sempre, forjando uma das maiores amizades que vemos nos livros de Bernard Cornwell. Temos aqui a volta de Ragnar (o jovem), Brida, uma continuação da história sobre Ethelflaed, vemos novamente seus rivais Kjartan, o Cruel e o caolho Sven e a querida Hild para salvar o dia.

Para os detratores que criticam as repetições que o autor sempre usa em seus livros, este tem algumas supresas: existem poucas batalhas, nenhuma grande parede de escudo se choca e muitas das lutas são resolvidas de forma singular ou por escaramuças rápidas.

Cornwell faz a história se movimentar dando foco nos reinos do Norte. Como já dito no título do livro, temos a apresentação de muitos senhores destas terras. Senhores novos, que Uhtred mesmo ajuda a fazer e senhores já da localidade como Ivarr Jovem e Kjartan, o Cruel entre outros para não contar maiores detalhes.

 

A jornada até aqui

Quando tive meu primeiro contato com as Crônicas Saxônicas foi depois de ter lido a melhor obra de Bernard Conrwell, O Rei do Inverno (e sua trilogia). Isto é, eu já vinha com uma expectativa muito grande em relação a estes livros e, se me lembro bem, eu li os 3 primeiros sem sequência, pois eram o que existiam na época. E lhes digo, esta primeira parte é magnifica e tem seu fechamento de forma primorosa! Falo fechamento pelo fato do quarto livro da série (A Canção da Espada) vir depois de um pequeno salto de alguns anos na história.

É difícil eu conseguir me fazer entender o quanto gosto destes livros, especialmente deste terceiro, mas espero que depois de ouvirem o podcast você não tenha dúvidas em adquirir logo seu exemplar e deguste esta brilhante história que, além de tudo, ainda soma um pouco de história ao seus conhecimentos.

Nota

 

Garanta o seu exemplar e boa leitura!

Amazon – Capa comum
Amazon – Ebook Kindle

Não esqueça de adicionar o livro no Skoob

Nome:
 Os Senhores do Norte (Crônicas Saxônicas #3)
Autor: Bernard Cornwell
Tradução: Ivanir Alves Calado
Edição: 1ª
Editora: Grupo Editorial Record
Ano: 2007
Páginas: 354
ISBN:9788501078261
Sinopse: Depois de lutar ao lado do rei Alfredo na batalha que assegurou Wessex como único reino independente da Inglaterra, Uhtred decide retornar à Nortúmbria, em busca da irmã de criação. No entanto, o jovem encontra um cenário desolador, uma aterra assolada pelo caos e barbárie. Ele se alia então a Guthred, ex-escravo determinado a se tornar rei da Nortúmbria. Juntos, seguirão até Dunholm, em busca da cabeça do senhor viking Kjartan.


Rafael Jacaúna pode ser chamado de Jacauna, é Pai do Kallel e Professor de História. Pós graduado em História Moderna pela UFF e é podcaster do Mundo Freak.