A Canção da Espada – Crônicas Saxônicas #4 | Bernard Cornwell

0

Homens mortos não contam histórias

Em A Canção da Espada, o quarto volume da série As Crônicas Saxônicas, Bernard Correl não deixa a desejar. Cinco anos se passaram desde a batalha de Dunholm, descrita em Os Senhores do Norte, agora Uhtred está casado com Gisela, grávida de seu terceiro filho, e mora em Coccham com seus dois filhos, Uhtred e Stiorra.

O “Morto Mensageiro” (Björn) é apresentado a Uhtred por Haesten, afirmando que existe uma profecia para  Uhtred ser rei de Mércia, governando ao lado de Sigefrid (que seria rei de Wessex) e Haesten (que seria rei da Anglia Oriental), mas para isso teria que quebrar o juramento feito a Alfredo. Desnecessário dizer que tudo isso não acaba bem…

Bons conspiradores conspiram sozinhos

Sendo um homem jurado a Alfredo,  Uthred recebe a missão de conquistar Lundene, que está sob domínio dos irmãos noruegueses Sigefrid e Erik, a cidade será entregue a seu primo e senhor de Mércia AEthelred, que se casa com a filha de Alfredo AEtheflaed, união que aos poucos se mostra conturbada.

A conquista de Lundene depende da trabalho em conjunto de Uhtred e AEthelred, pois os noruegueses tem como aliado Haesten, o traidor ex-jurado de Uhtred. Apesar da necessidade de união, mais uma vez vemos alguém querendo tirar vantagem sobre Uhtred, e a falta de colaboração de AEthelred o deixa com poucos homens para realizar sua parte no plano elaborado para conquistar Lundene. Para que o plano dê certo, Uhtred acaba fazendo mais um juramento, mas desta vez a AEtheflaed, o que pode comprometer ainda mais seus planos.

Após a conquista da cidade, Uhtred permite que os irmão fujam em seu navio e AEthelred decide persegui-los, o que resulta no sequestro de AEtheflaed, sua esposa e filha do Rei de Wessex. O saxão agora é responsável pelas negociações para que AEtheflaed volte em segurança, ao mesmo tempo que precisa evitar que o preço do resgate não seja alto o suficiente para que seus inimigos não comprem mais armas e homens, tornando-se um problema maior ainda para a soberania de Wessex.

Durante as negociações Uthred acaba descobrindo que Aethelflaed e Erik estão apaixonados e pretendem fugir para o norte, traindo assim seu irmão por amor. Nosso herói concorda em ajudá-los de alguma forma, porém o plano acaba dando errado quando AEtheflaed é (de novo!) sequestrada por Haesten, culminando numa perseguição para salvar o futuro de Wessex.

Confie em mim!

A Canção da Espada é um dos meus livros favoritos, pois Uhtred está mais “maduro” e seus questionamentos ficam bem claros aqui. Vemos que algumas pequenas pistas deixadas por Bernard Cornwel no início da saga estão começando a se juntar. É um livro rápido de ser lido e com acontecimentos que, ao mesmo tempo que se resolvem, deixam pontas para os próximos desafios que Uhtred deve enfrentar até recuperar sua fortaleza Bebbanburg.

Nota

 

Garanta o seu exemplar e boa leitura!

Amazon – Capa comum
Amazon – Ebook Kindle

Não esqueça de adicionar o livro no Skoob

Nome:
 A Canção da Espada (Crônicas Saxônicas #4)
Autor: Bernard Cornwell
Tradução: Ivanir Alves Calado
Edição: 1ª
Editora: Grupo Editorial Record
Ano: 2008
Páginas: 350
ISBN: 9788501081490
Sinopse:A legião de leitores de Cornwell não pára de enviar e-mail e cartas à editora para cobrar o lançamento deste livro. O quarto volume das Crônicas Saxônicas dá prosseguimento à saga de Uhtred, o guerreiro saxão relutante em se aliar a Alfredo, o Grande. Neste livro, ambientado cinco anos após os acontecimentos narrados em Os senhores do norte, o leitor é testemunha de como o exército de Alfredo expulsa os dinamarqueses de Londres. O reino de Wessex resistiu aos inúmeros e violentos ataques dos vikings. Agora, com Uhtred na liderança, os saxões do oeste dão início à campanha que culminará na fundação de um novo reino chamado Inglaterra.


Jéssica de Souza é praticamente Inofensiva, 20 e poucos anos, estudante de letras, e as duas garotas Gilmore em uma.