Os Lobos Dentro das Paredes – Neil Gaiman

0

Os Lobos Dentro das Paredes” confirmaria Gaiman no universo dos livros infantis: depois de “O dia em que troquei meu pai por dois peixinhos dourados“, esse foi o segundo livro infantil lançado pelo autor, mas diferente do primeiro, este é influenciado por sua filha, Maddy.

Os lobos dentro das paredes conta a história de Lucy, a filha caçula da família, que certo dia começa a ouvir lobos por detrás das paredes de sua casa. Questionando um a um os membros da família, recebe de cada um certo descaso e um aviso: “Se os lobos saírem de dentro das paredes está tudo acabado”. Certo dia, os lobos realmente saem de dentro das paredes e agora, expulsos de casa, Lucy e sua família precisam reaver o seu lar.

Um conto de fadas e algumas interpretações

O livro não é longo (60 páginas) e está longe de ser o Gaiman de “Sandman” e “Deuses Americanos“. Mas, não nos esqueçamos que é um livro infantil e me vi várias vezes lendo a obra para futuros pequenos sonhadores, não só porque a linguagem é bem acessível, mas também devido ao tom fabulesco que há em toda a obra. As ilustrações do Dave Mckeen complementam aquela atmosfera soturna que havia nos contos de fadas originais.

Mesmo que não seja uma obra complexa em sua estrutura é interessante notar algumas mensagens nas entrelinhas. Sem ser didatizante, como ocorre em algumas obras do gênero, é interessante perceber que a figura ameaçadora do livro é aquela fartamente presente em outras histórias infantis: o lobo. Figuras sempre associadas à malícia e à maldade, aqui servem como espelho para que a família de Lucy perceba o quão ridículo era a sua rotina, onde cada membro sempre estava ocupado com afazeres particulares, mas pouco, ou quase nunca, conviviam como unidade familiar.

Outra imagem sempre associada aos lobos é quanto a lascividade. Nos contos de fadas é comum que o aparecimento do lobo seja associado a um amadurecimento das personagens femininas. Em “Os Lobos Dentro das Paredes”, Gaiman também se utiliza dessa metáfora ao mostrar que Lucy é a única da família que deseja lutar pela sua casa enquanto os demais sempre propõe soluções que os afasta de sua morada.

Há mais uma leitura que consigo fazer do livro. A relação entre os membros da família é semelhante a de nossos dias atuais. Cada um ocupando um cômodo da casa sem interagir uns com os outros, no entanto quando os lobos saem das paredes a família se vê reunida novamente, conversando e interagindo, mesmo que no final aparentemente haja uma ruptura dessa união, tudo indica que um novo evento mostrará que eles ainda não aprenderam a lição…

Uma curiosidade que nos escapa

Uma curiosidade que me escapou na primeira leitura, mas que fica perceptível em uma segunda é que Lucy apesar de ser representada por McKeen como maior que o irmão é na verdade a caçula da família. Isso ficou claro quando, lendo sobre a obra, descobri que McKeen usou os seus irmãos como inspiração para compor as ilustrações, sendo neste caso, a irmã mais nova dele maior que seu irmão do meio.

“Os Lobos Dentro das Paredes” pode não constar nas listas de “obras do Neil Gaiman para ler antes de morrer“, mas é um livro honesto que atende à proposta a qual se dispõe. Tem as belíssimas ilustrações de Dave McKeen que parece sempre casar com o tom do texto do autor e rende uma boa leitura para pais e filhos e para os pais lerem para seus filhos.

Nota

Gostou e quer ler? Você encontra o livro nas lojas abaixo:

Amazon (Capa Comum)
Amazon (Ebook Kindle)

Não esqueça de adicionar o livro no Skoob

Nome:
Os Lobos Dentro das Paredes
Autor: Neil Gaiman
Edição: –
Editora: Rocco
Ano: 2006
Páginas: 60
ISBN: 9788532519924
Sinopse: Os lobos dentro das paredes, é o novo livro do escritor e quadrinista inglês Neil Gaiman. Depois do sucesso de Coraline, uma cáustica reinterpretação de Alice no país das maravilhas, lançado pela Rocco em 2003, Gaiman e o ilustrador Dave McKean apresentam aos fãs uma nova obra-prima da literatura infanto-juvenil.
Em Os lobos dentro das paredes, Lucy escuta ruídos “furtivos, rastejantes e amarrotados” vindo de dentro das paredes de sua casa. Ela tem certeza de que existem lobos vivendo ali, mas a família não acredita nela: “Você deve estar ouvindo camundongos”, diz a mãe; “Morcegos”, berra o irmão; “Malditos ratos”, resmunga o pai. E todos são unânimes em dizer: “Se os lobos saírem de dentro das paredes, está tudo acabado.” “O que está acabado?”, pergunta Lucy. “Tudo”, diz a mãe. “Todo mundo sabe disso”, completa.
Pobre Lucy. Os ruídos continuam, cada vez mais apressados e alvoroçados. E, numa noite, as tais criaturas realmente aparecem. Mas, na realidade, Lucy descobre que nem tudo está perdido. Pelo contrário, quando os lobos saem, sua batalha está apenas começando. Exilada no quintal, a família tenta encontrar uma solução, enquanto os lobos assistem à sua televisão, comem a sua comida e dançam “danças lupinas” pela casa, até que a menina tem uma idéia: “Tem um monte de espaço nas paredes da casa. E pelo menos não é frio lá.”, diz ela. E a partir daí, foi a família de Lucy que rastejou pelas paredes rumo a um final surpreendente.
Um dos mais importantes e versáteis autores da atualidade, Neil Gaiman possui um talento multifacetado que se expressa de maneira inconfundível também nas suas obras dedicadas às crianças. Os lobos dentro das paredes é uma história emocionante que alia mistério, fantasia e o humor inteligente de Neil Gaiman, e ganha ainda mais força com as impressionantes ilustrações de Dave McKean. A Rocco detém os direitos de publicação dos livros infantis de Neil Gaiman no Brasil, sob o selo Rocco Jovens Leitores.

.