A distância das coisas – Flávio Carneiro

0

A distância das coisas (Edições SM, Flávio Carneiro) versa sobre o que é essencial: o amor. Será que a distância é capaz de diminuir um sentimento tão verdadeiro? Na narrativa, o leitor partilha das dúvidas, saudades, intuições e as pistas que leva o protagonista à procura de sua mãe.

Conheça mais a estória

Pedro perdeu seu pai num acidente de carro ainda muito pequeno. Muitos anos depois, sua mãe morre da mesma forma. Inconformado, ele não acredita que as duas pessoas que mais amou na vida possam ter morrido do mesmo jeito. Sente-se sozinho, muito embora viva com um tio, quase sempre ausente.

A vida de seu tio e a morte de sua mãe são um mistério para o jovem de 14 anos. Suas desconfianças se deflagram quando não tem a chance de ir ao enterro da mãe. Tendo como confidente uma amiga do colégio, Marina, que se revela o seu primeiro amor, a personagem tenta, de todas as formas, descobrir pistas que comprovem que a mãe ainda está viva, contando com as limitações próprias de sua pouca idade, mas com uma forte intuição que lhe serve de guia.

Sobre o livro

O livro possui uma narrativa em primeira pessoa, de cunho autobiográfico: ao mesmo tempo que o protagonista se apresenta como personagem, também atua como narrador na trama. Desta forma, temos um personagem-narrador. O leitor se sente confidente das suspeitas que o protagonista alimenta acerca da morte da mãe, pelo diálogo que estabelece, a todo momento, com o leitor. À medida que a narrativa se desenvolve, os laços entre personagem-narrador e leitor se estreitam, tornando-os cúmplices.

Utilizando-se de uma linguagem jovial e descontraída, o autor ambienta o leitor de forma magistral no mundo de um personagem de 14 anos. O autor propõe o suspense, o que aumenta o nível de expectativa do leitor, mantendo um excelente ritmo da narrativa, construída por períodos curtos e objetivos, entremeados de diálogos ágeis.

Nota

Ficou interessado(a)? Você encontra o livro nas lojas abaixo:

Amazon
Submarino

Não esqueça de adicionar o livro no Skoob

Nome:
 A distância das coisas
Autor: Flavio Carneiro
Edição: 1ª
Editora: Edições SM
Ano: 2008
Páginas: 144
ISBN: 9788576752240
Sinopse: A distância das coisas conta, em primeira pessoa, a história de Pedro, que perdeu seu pai quando ainda era pequeno e, agora, aos 14 anos é avisado pelo tio, que sua mãe não sobrevivera a um acidente de carro. Seu drama não acaba aí. Sem ter permissão para acompanhar o enterro, passa a se questionar se a mãe realmente morreu, e começa a remexer as memórias de sua vida. Vai, ainda, atrás do ex-namorado da mãe, para resgatar os momentos que passou com ela.
A técnica narrativa do experiente Flávio Carneiro provoca um forte sentimento de identificação com o protagonista. O leitor passa a acompanhar de perto suas dúvidas, angústias e projetos. Cria-se uma atmosfera de suspense que aos poucos é resolvida com as estratégias elaboradas por Pedro para saber a verdade.
A distância das coisas foi escolhido entre quase 550 textos literários inscritos na terceira edição do maior prêmio brasileiro para inéditos na área infantil e juvenil. Goiano, Flávio Carneiro nasceu em 1962, e se mudou para o Rio de Janeiro no início dos anos 1980. Escritor, crítico literário, roteirista e professor de literatura, Flávio já escreveu dois roteiros para o cinema e é autor de vários livros. Pela SM, publicou Prezado Ronaldo em 2006. É ganhador de alguns prêmios literários; entre eles o Prêmio Octavio de Farias (Melhor livro de contos), da União Brasileira de Escritores, e recebeu o selo “Altamente recomendável para o jovem”, concedido pela FNLIJ.