Os 12 Trabalhos do Escritor #S02E10A – Taran Matharu e o Wattpad

21
Autor Wattpad

E aí, Escritores! Vamos falar sobre Wattpad?

Neste episódio, convidamos o britânico Taran Matharu (Record), autor da trilogia “O Conjurador”, para contar um pouco sobre como a combinação de NaNoWriMo e Wattpad o levou para a lista dos mais vendidos do “The New York Times” com seu primeiro romance.  Seu primeiro romance “O Aprendiz” teve seus direitos comprados primeiramente pelo Brasil, após chamar a atenção obtendo mais de seis milhões de leituras na plataforma online.

Essa episódio, assim como o próximo, tem como objetivo não só ensinar um pouco mais sobre a plataforma, como também trazer dicas na voz dos que fizeram sucesso pela mesma.

Espero que gostem!

VOCÊ TAMBÉM PODE AJUDAR O “12 TRABALHOS” EM SUA CAMPANHA NO PADRIM CLICANDO >AQUI<:

 

AGRADECIMENTO A TODOS OS PADRINHOS QUE CONTRIBUEM MENSALMENTE, EM ESPECIAL AOS DA CATEGORIA “LEITOR IDEAL” EM DIANTE:
  • JANAYNA PIN
  • AURYO JOTHA 
  • DINEI JÚNIOR
  • SÉRGIO ROSSONI
  • JANITO FERREIRA FILHO
  • DANIEL RENATINI
  • EDINARA BOFF
  • CLECIUS ALEXANDRE
  • JOSÉ IGOR DUARTE
  • ALVARO RODRIGUES
  • DANIEL SOUZA

Atenção!

Para ouvir basta apertar o botão PLAY abaixo ou clique em DOWNLOAD (clique com o botão direito do mouse no link e escolha a opção Salvar Destino Como para salvar o episódio no seu pc). Obrigado por ouvir Os 12 Trabalhos do Escritor!

Quer baixar o episódio em arquivo rar?

Para baixar a versão em zipada clique aqui, em seguida cole o link de download e clique na opção convert file.

LINKS P

Recomendamos:

  • Ton Borges

    Episódio incrível AJ, eu já tinha lido “O Aprendiz” e sabia um pouco da história do Taran Matharu, agora virei fã dele por essa jornada de vida e escrita que ele passou. Os concelhos foram valiosos, principalmente nessa plataforma tão “concorrida” que é o Wattpad !

    • AJ Oliveira

      Muito obrigado pelo comentário, Tom.

      Sem dúvidas é ótimo ver uns conselhos desse tipo sobre uma plataforma que o pessoal julga pouco importante. O Taran foi uma das pessoas que me influenciou a jogar meus textos pro Wattpad, então meio que sou suspeito pra fazer qualquer elogio rs.

      Forte abraço!

  • Auryo Jotha

    Dicas anotadas com sucesso. Episódio fantástico.
    Vou adotar esse jeito marqueteiro de ser. Tinha a impressão de que as pessoas não gostavam muito quando alguém vendia o livro comparando-o com algo famoso… se bem que há uma diferença entre dizer “esse é o novo Harry Potter” e dizer “meu livro é uma mistura de Hunger Games e The Walking Dead” ~me sentindo pensativo~

    AJ, é impressão minha ou a edição ‘tá cada vez melhor? ^^ E ficou bom os comentários e recados no final, deixou mais dinâmico o início, mesmo que alguns não fiquem até o fim… mas quando tem um sorteio (mesmo que esporádico) a gente espera até por injeção na testa.

    Partiu fazer fanfic de One Direction? kkkkkk

    • AJ Oliveira

      Muito obrigado pelo comentário, Auryo.

      Cara, não sei se a edição melhorou (meu sendo auto-crítico é uma lástima y,y)

      Sobre o episódio: É bastante comum o livro ser vendido dessa forma lá fora, mas é exatamente o que você colocou ali “O problema é a impressão que você passa”. Nunca é legal passar um ar de pedante.

      Forte abraço!

      • Auryo Jotha

        Por volta dos 58min quando começa a tocar uma música de fundo no encerramento do programa eu achei ~insira um palavrão para servir como adjetivo aqui~ Não tenho certeza se nos outros já tinha essa pegada, mas neste episódio isso me chamou bastante a atenção. ;P

        AJ, vai rolar algo sobre a sua experiência na plataforma? Sobre como é utilizar esse sistema de “folhetim moderno” de publicar um capítulo por vez?

        E por favor nem pense em publicar no wattpad só metade de livro. Visse?! kkkkkkk

        • AJ Oliveira

          Hahahaha. Muito obrigado!

          E não. Minha intenção é postar todo o livro lá no Wattpad sim 😉

  • Rodrigo Lima da Silva

    Show esse episódio, parabéns para você AJ e ao Taran, histórias como a dele dão uma inspiração danada, até me deu vontade de voltar a postar lá no Wattpad, tenho aquele, meu livro engavetado que eu não sei ainda o que fazer com ele.

    Sobre a trajetória do Taran, tem uma moça do canal do YouTube Ficsomos (algo assim, não tenho certeza se está correto), ela fez algo parecido com alguns escritores e Wattpad, e notei uma certa semelhança com a trajetória do Taran e desses autores que ela trouxe pro programa canal dela. Todos eles tiveram uma estratégia semelhante de postar um capítulo por dia e depois de algumas semanas seu livro se tornar bastante lido.

    É um ponto fora da curva mesmo que nem mesmo os autores conseguiram explicar detalhadamente o que aconteceu para seu trabalho explodir assim. Na minha opinião é que as vezes surge alguém que escreve algo que as pessoas estão precisando ler, eles se identificam e acompanham, se tornam fãs. Se fosse fácil explicar o que ocorreu para esses textos maravilhosos serem assim tão amados pelos leitores, todos nós iríamos seguir uma receituário, un passo a passo, e nossos trabalhos teriam milhões de leitura também.

    Novamente parabéns pelo trabalho.

    • AJ Oliveira

      Olá, Rodrigo! Tudo bem?
      Primeiramente, muito obrigado pelo comentário!

      Eu assisti esse vídeo (sou fãzasso do canal da Wlange) e realmente não há uma forma exata de conquistar um público grande de uma hora pra outra, por isso acho que o mais plausível é se apegar a vários acertos de outros autores e, dessa forma, aumentar as chances de sucesso.

      Fico muito feliz que tenha gostado do episódio! A próxima parte será uma versão BR desse episódio, então vai se enquadrar um pouco mais a nossa realidade 😉

      Forte abraço! =D

  • Felipe Assumpção Soares

    Ótimo episódio, aguardo ansioso pela parte dois.

    Após a conversa entre você, AJ, e Taran Matharu me empolguei com o Wattpad. E mais, percebi que estou subutilizando a ferramenta. Até hoje tenho apenas dois contos postados e minha interação é muito pequena. A atenção as capas também foi uma ótima dica. (Segue meu perfil caso queira dar uma olhada – https://www.wattpad.com/user/sumpcao)

    Esse ano pela primeira vez tentei participar do NaNoWriMo com minha ideia de livro, “Eu Mato Fuscas”. Infelizmente até o dia de hoje cheguei apenas até as oito mil palavras. Logo, posso afirmar que fracassei na meta de cinquenta mil.

    Mas depois do bate papo de vocês me empolguei em começar a postar o livro no Wattpad, aos poucos é claro. E quando já tiver escrito um pouco mais.

    Valeu por todas as dicas, pela inspiração e parabéns pelo ótimo trabalho.

    Abraço grande
    Assumpção

    • Felipe, o link que você passou não tá encontrando seu perfil no Wattpad.

    • AJ Oliveira

      Olá Felipe! Tudo bem? Muito obrigado pelo comentário!

      Poxa, fico muito feliz que o episódio tenha te animado a escrever! A ideia do Wattpad é funcionar como uma rede social, então um dos focos (além de escrever), é investir tempo em divulgação. Se vai começar algo por lá, acho interessante te passar isso 😉

      O próximo episódio vai retratar melhor o Wattpad BR, então acho que poderá ser um pouco mais esclarecedor pra você.

      Forte abraço!

      PS: Acabo de ver seu perfil. Vou seguir 😉

      • Felipe Assumpção Soares

        Poxa AJ, valeu demais toda atenção e carinho! Sigo escrevendo e aguardando o próximo episódio com ansiedade 🙂 Vi que você passou a me seguir, espero não decepcionar! Hehehe

        Abraço Grande
        Assumpção

        • AJ Oliveira

          Por nada man!

          Espero o mesmo ;D

          Forte abraço!

  • Fala AJ, ótimo episódio!

    A trajetória do Taran é realmente muito legal. Não fosse só isso, ele dá muitas dicas super boas sobre escrita.

    Continue com esse ótimo trabalho, valeu!

    • AJ Oliveira

      Muito obrigado pelo comentário, Carlos!

      Sem dúvidas, é um ótimo passo-a-passo pra quem está iniciando no Wattpad! =D

      Forte abraço!

  • Esse programa está tão bom que ouvi duas vezes. 😀 Valeu, gentes!

    • AJ Oliveira

      Fala, Mike! Tudo bem? Muito obrigado pelo comentário!

      Compartilhamos do mesmo sentimento! Outro dia fui reler Percy Jackson, por exemplo, e estranhei muito o fato de como eu ter envelhecido me fez deixar de comprar a história como fiz na época de lançamento. Contudo, depois de gravar com o Taran não teve como não ir atrás do que ele faz. No geral eu gostei, e é provável que eu termine a saga. 😉

      Espero que goste também do próximo episódio!

      Forte abraço!

      • Já esbarrei com vários elogios ao Rick Riordan, a maioria para a série Heróis do Olimpo. Tenho curiosidade para ler também.

  • Janayna Bianchi Bruscagin Pin

    Puta merda, que episódio! Caramba! Atrasada pra comentar, né, mas precisei vir…
    Ele mandou demais, vou atrás do livro imediatamente… A dica sobre o início de histórias foi maravilhoso! Parabéns, AJ, pela condução do programa e também por ter convidado o Taran, que é uma simpatia! <3

    • AJ Oliveira

      Valeu Jana!

      E muito obrigado pelo comentário ;D