SobrEscrever #012 – Trama X Personagem

7

Novo episódio do SobrEscrever no ar, e nesse programa conversamos sobre histórias guiadas pela trama e histórias guiadas por personagens. Comparamos as duas formas de narrativa, falamos sobre nossas preferências e sobre o que consideramos o melhor equilíbrio entre essas duas formas de se contar uma história, vem ouvir!

Atenção!

Para ouvir basta apertar o botão PLAY acima ou clique em BAIXAR.

Participantes:

Lucas Ferraz (@ferraz_lucas)

Rodrigo Rahmati (@rodrahmati)

Matheus Salfir (@MatheusSalfir)

Edição:

Matheus Salfir

  • Sempre presente, sempre ouvindo e sempre aprendendo! Haha… Dessa vez passando pra agradecer à menção à minha pessoa e ao meu livro. Seus queridos! <3

    • Matheus Salfir

      Acabamos sempre mencionando bons escritores haha

  • AJ Oliveira

    Gostei do ep, pessoal. Apesar de ser bem bacana pensarmos nas histórias como movidas por plot ou personagem acho que acaba sempre caindo naquele limbo de discussão “Narrador Engenheiro x Narrador Jardineiro”, acho que nos tempos atuais é impossível escrever algo 100% um ou outro, afinal, o publico vem ficando cada vez mais exigente.

    PS: Quanto mais focado no personagem, melhor! Quero é ver conflito nessa po#$% !!!

    • Matheus Salfir

      Também tenho uma preferência a histórias mais ligadas ao personagem. Mas também concordo de que é impossível escrever algo 100% um ou outro, acabamos mais balanceado as coisas e escolhendo um ou outro pra pender.

  • Pessoal, saudações

    Aqui é o Hamilton Kabuna, Magé, Rio de Janeiro. Quadrinista, membro do coletivo Capa Comics, professor de Roteiro para HQs e hosting do podcast Quadrinhos e Narrativas.

    Adorei o episódio e coincidiu com uma pergunta feita na minha última aula. Passei para a turma ouvir e vamos começar a discutir sobre o mesmo. Eu gostaria de alguma indicação sobre livros teóricos que abordam esse tema pois, confesso, fico meio confuso sobre tema x personagens.

    Abraços e parabéns pleo programa

    • Matheus Salfir

      Olá Hamilton. Olha, eu não o maior leitor de livros teóricos. Tem alguns que são clássicos como o A jornada do escritor, do Vogler fala sobre cada arquétipo. O Homens Difíceis, da editora Aleph, fala sobre alguns personagens específicos da TV. De qualquer forma, nenhum dos livros citados corresponde exatamente a seu pedido. Mas irei convocar meus companheiros para sanar sua questão haha

      • Valeu, xará! E, mais uma vez, parabéns pelo podcast 😀