Galinha cega – João Alphonsus

0

Qual é a última coisa que olhamos ao comprarmos uma galinha? Acertou o leitor que disse os olhos, pois isso foi a primeira coisa que o carroceiro e dono da galinha Branquinha viu. Assim se inicia a narrativa de Galinha cega (DCL, João Alphonsus), uma história divertida e emocionante.

O pregão de um vendedor de frangos chama a atenção de um carroceiro que compra uma bela galinha. Satisfeito com a compra, o orgulhoso dono da galinha percebe algo especial nos olhos de sua nova aquisição. Encantou-se o carroceiro com a tal galinha e em pouco tempo já recebia até um nome: Branquinha.

Mas havia algo de incomum naquela galinha. Seu dono percebeu que Branquinha não ciscava no terreiro como as outras galinhas. O carroceiro procurou o motivo da desorientação de Branquinha, que não bicava mais o grão de milho largado no terreiro. Por sua vez, a galinha do carroceiro via tudo escurecer, até que uma madrugada, ao abrir os olhos, não viu mais nada. Escurecera de vez.

Com um projeto gráfico impecável, o livro possui um texto de fácil visualização, com uma fonte bastante legível para leitura, além de uma guarda na segunda e terceira capa, num formato vertical ricamente ilustrado, com imagens de página inteira e em páginas duplas.

Na parte final da narrativa ainda há um glossário com as palavras mais incomuns, ilustrado por galinhas e ovos como vinhetas finais. Também encontramos as biografias do autor e do ilustrador com ilustrações em ambas.

O que seria de uma galinha cega? Sua sobrevivência estaria comprometida não fossem as mãos ágeis do autor, em tirar vida da ligação entre uma galinha e seu dono. Mas esta narração é mais do que isso. Fala da amizade sincera que não vê defeitos e limites para que de fato aconteça.

Galinha cega é um livro para divertir, mas sem dúvida para fazer pensar.

Nota

Ficou interessado(a)? Você encontra o livro nas lojas abaixo:

Amazon (capa dura)
Amazon (capa comum)
Submarino
Americanas

Não esqueça de adicionar o livro no Skoob

Nome:
 Galinha Cega
Autor: João Alphonsus
Edição: 1ª
Editora: DC
Ano: 2003
Páginas: 40
ISBN: 9788573387858
Sinopse: Esta é a história de um pobre carroceiro que nutria um profundo amor pelos animais. Um dia ele descobre que sua galinha predileta tinha perdido a visão e passa a cuidar da pobre criatura com grande afeição e carinho. .