Os 12 Trabalhos do Escritor #S02E08 – Marina Avila e o Design de Capas

15

E aí, Escritores e escritoras! Tudo certo para falarmos sobre design de capas? Espero que sim!

E pra começarmos esse oitavo episódio, chegou o momento de falarmos sobre Capas! Para este episódio, decidi chamar a Marina Avila para falar um pouco sobre toda a sua experiência como uma das profissionais mais conhecidas do mercado nacional. Além disso, nos aprofundaremos no objetivo de uma capa, que vai muito além do que simplesmente ser “bonita”. Entenda um pouco mais sobre as minúcias desse processo com uma grande profissional do mercado.

Espero que gostem!

VOCÊ TAMBÉM PODE AJUDAR O “12 TRABALHOS” EM SUA CAMPANHA NO PADRIM CLICANDO >AQUI<:

 

AGRADECIMENTO A TODOS OS PADRINHOS QUE CONTRIBUEM MENSALMENTE, EM ESPECIAL AOS DA CATEGORIA “LEITOR IDEAL” EM DIANTE:
  • JANAYNA PIN
  • AURYO JOTHA 
  • DINEI JÚNIOR
  • SÉRGIO ROSSONI
  • JANITO FERREIRA FILHO
  • DANIEL RENATINI
  • EDINARA BOFF
  • CLECIUS ALEXANDRE
  • JOSÉ IGOR DUARTE

 

Atenção!

Para ouvir basta apertar o botão PLAY abaixo ou clique em DOWNLOAD (clique com o botão direito do mouse no link e escolha a opção Salvar Destino Como para salvar o episódio no seu pc). Obrigado por ouvir Os 12 Trabalhos do Escritor!

Quer baixar o episódio em arquivo rar?

Para baixar a versão em zipada clique aqui, em seguida cole o link de download e clique na opção convert file.

 

CITADOS DURANTE O EPISÓDIO:

Recomendamos:

  • Rodolfo Salles

    Muito bacana o episódio! Deu um panorama essencial pra quem tá nessa busca (como eu rsrs). Nunca pensei que uma capa fosse somente uma ilustração bonita, sempre entendi que havia muito mais por trás, mas não imaginei que tivessem tantas nuances mercadológicas envolvidas. Sensacional. 🙂

    • AJ Oliveira

      Fico feliz que tenha gostado do episódio, Rodolfo! Acho que a dica fica até pras nossas futuras capas, né? haha.

      abs!

  • Ton Borges

    O ditado diz : “Não se julga um livro pela capa”. Mas do ponto de vista comercial, você claramente em QUALQUER livraria que os consumidores são mais atraídos por uma capa mais chamativa e, se somar a essa equação uma boa sinopse, é uma venda garantida (Obviamente que uma capa bonita para uma história “fraca” pode ser desastroso, pois o comprador se sente enganado). Além disso quando você está no metrô/ônibus ou qualquer lugar e vê uma pessoa com um livro, a primeira coisa que você nota é capa e isso pode despertar desde uma curiosidade até uma conversa com uma pessoa (conheci minha ex numa livraria inclusive rsrs). Ótimo programa AJ !

    • AJ Oliveira

      Eu acho que não dá pra julgar o livro inteiro pela capa, mas a seriedade que foi dada a ele sim. No fim das contas são vários pontos que, bem trabalhados, aumentam essa possibilidade de conversão do leitor =)

  • Norberto Silva

    Adorei o programa! A Marina tem uma maneira simples de explicar todo o processo de escolha de uma capa, que deve ser exaustivo pacas, deixando claro como o mercado vê esse ponto tão importante de um livro…
    Adorei, me fez rever muitos conceitos que eu tinha… Faço eu mesmo as capas dos meus contos, que ando postando no Facebook e no Wattapad, mas depois de hoje vejo que preciso, e muito, melhorar.

    Valeu mesmo AJ e Marina!

    • AJ Oliveira

      Muito obrigado pelo comentário, Norberto! E de fato, tive a mesma impressão ao gravar esse papo com a Marina. O bom da vida é entender o quanto não entendemos quase nada, não é mesmo? rs

  • Ótimo episódio para um panorama sobre o assunto, AJ. Parabéns Marina pelo trabalho, suas capas são muito boas.

    • AJ Oliveira

      Muito obrigado pelo comentário, Carlos!

      abs!

  • Muito bom. Além do assunto sobre a importância das capas em si, esse episódio também aponta a importância do escritor ter um olhar mais crítico e proativo não apenas no conteúdo textual, mas todo o trabalho agregado em torno da obra, como projeto visual, divulgação, impressão, etc. Parabéns pelo episódio e obrigado pelas dicas!

    • AJ Oliveira

      Muito obrigado pelo comentário, Mike!

      O papo com a Marina com certeza serviu pra ampliar muitas visões sobre este tema. Haverão outros episódios com a mesma ideia 😉

      Forte abs!

      • Massa, o programa já é um dos que eu fico aguardando ansioso por novos episódios! 🙂

        • AJ Oliveira

          Que maravilha! Fico muito feliz com isso, meu caro! =)

          abs!

  • Auryo Jotha

    “É só ter uma capa chamativa e pronto”… eles dizem. Depois desse episódio já podemos falar: “defina chamativa” ou “chamar atenção em relação ao quê?”. Pelo visto fazer capa é a arte de manipular emoções e memória, e ainda tem que fazer isso num golpe só. Um negócio muito mais complexo do que ter algo bonito.

    Excelente episódio, AJ. A Marina fala de um jeito tão claro que não percebi os minutos passarem, quando vi já tinha acabado. ^^ A editora Wish tem umas capas incríveis mesmo, como a d’Os Cavaleiros do Inverno e as da coleção de contos de fadas (que estou de olho p’ra comprar). Tomara que lancem um quarto volume da coleção por financiamento coletivo de novo. As capas desses de contos de fadas são dos tipos que criam uma identidade própria, onde você ver já sabe de onde é.

    • AJ Oliveira

      É tipo isso, Auryo. E são tantos detalhes que passam despercebidos… Bem, pra quem é leitor não precisa mesmo ter noção disso, mas pra nós é sempre bom.

      forte abraço!

  • Haniel Lucas

    Depois dessa chuva-de-realidade que ela me falou, sobre mercado, público alvo e etc, acho que vou ter que refazer minha capa.

    https://uploads.disquscdn.com/images/73aca045ed7ee1ec513517964c96533d81cb04b271e78e412687f8a9507744d1.png

    Ótimo episódio ^,^
    Esta é uma das dúvidas mais pertinentes depois de como elaborar sua sinopse.