Jantar Secreto – Raphael Montes

0

“Jantar Secreto” é o novo livro do renomado autor nacional Raphael Montes. O livro é narrado por Dante, que conta todos os acontecimentos que o levaram a adentrar uma delegacia vestindo um smoking manchado de sangue.

Dante e mais três amigos de infância saem de uma cidade no interior do Paraná para estudar no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e vão para a capital com grandes sonhos de se tornarem alguém e serem bem sucedidos nas suas profissões, porém, como a maioria dos brasileiros, ele e seus amigos, Leitão, Miguel e Hugo se formam, mas a vida não é como eles imaginaram, a crise brasileira está cobrando o seu preço dos jovens.

Em meio a uma vida corrida à procura de um bom emprego, Dante recebe a ligação do corretor da imobiliária que diz que tem algo errado com o aluguel do apartamento. Ele não acredita que algo possa estar errado, já que a parte de cada um do valor do aluguel é sempre passada para Leitão, que sempre pagou religiosamente. Mas, para a surpresa e desespero de todos, Leitão realmente não vem fazendo o pagamento do aluguel durante seis longos meses, deixando uma dívida de mais de 25 mil reais.

Desesperados, já pensando que teriam de voltar para a terra natal e desistir do antigo sonho, Hugo aparece com uma ideia que parece milagrosa: ele diz conhecer um site — jantarsecreto.com, que inclusive é real — onde as pessoas organizam um jantar em casa e cobram um devido valor por pessoa. Como Hugo é formado em gastronomia, ele se dispõe a fazer o jantar e com os devidos cálculos fica acertado que se der tudo certo em breve eles conseguirão pagar a dívida.

Leitão fica responsável por colocar no site o convite com o cardápio para o jantar, mas ele faz algumas pequenas alterações: em vez de cobrar R$ 500,00 por pessoa como o combinado, Leitão cobra R$ 3,000,00 e o prato principal do cardápio passa a ser carne humana. Para a surpresa de todos, dez pessoas se interessam: 30 mil na conta, dívida paga. Agora os rapazes saem a procura de um corpo para servirem. Esse é o início do grupo Carne de Gaivota e o fim da vida como eles a conhecem.

Experiência de leitura

Acho que já dá pra supor que a história de jantares secretos tendo carne humana no cardápio tinha tudo pra dar errado e a cada página do livro de Raphael Montes, que tem uma escrita muito fácil e rápida, desmorona um pouco da vida dos rapazes.

Além do livro ser praticamente impossível de largar, a certeza de Raphael com os detalhes da carne humana me assustaram um pouco.  As partes do corpo humano que correspondem ao filé mignon, a picanha, o fato da carne “de gaivota” ser extremamente deliciosa que chega até a ser viciante, algo que alguém nunca esquece… Espero que tenha sido tudo suposição.

Fora a pesquisa assustadora, Raphael retrata fielmente a vida no Brasil, sem os esteriótipos que estamos acostumados e cansados. Os jovens, suas ambições, rotinas e até alguns pensamentos são comuns em muitos brasileiros. Tudo é muito real e do jeito como estamos acostumados, como por exemplo, um capítulo inteiro é uma conversa no grupo do whatsapp com direito a memes. O Brasil é retratado tão fielmente que ficamos tristes e assustados com algumas passagens que poderiam não ser ficção.

“Outro casal de gaivotas que vai curtir férias em Ilha Grande – disse entrando em nossa sala – mas esses são pretos, estão num Corsa velho e, considerando o que estavam escutando no rádio, são dois fodidos. Ninguém vai sentir falta.”

Do Raphael Montes eu só tinha lido O Vilarejo que não me chamou muita a atenção, porém com Jantar Secreto, é impossível não querer ler outras obras do autor. Uma das melhores leituras desse ano, com certeza.

Nota:

Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:

Amazon (livro físico)  
Amazon (ebook)
Submarino

Não esqueça de adicionar o livro no Skoob

Nome:
 Jantar Secreto
Autor: Raphael Montes
Edição: 1ª
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2016
Páginas: 360
Sinopse: Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. No cardápio: carne humana. A partir daí, eles se envolvem numa espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos, grã-finos excêntricos e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.