Os 12 Trabalhos do Escritor #S02E01 – Enéias Tavares, Nikelen Witter, AZ Cordenonzi e a Escrita à Seis Mãos

14

Olá sumidos… ops! Não, pera!

E aí, escritores! Tudo bem com vocês? Espero que sim! E que saudades, ein? Haha!  Foram exatos quatro meses de hiato desde o último episódio até hoje! Mas, enfim, o “12 Trabalhos” voltou, e com uma temporada abarrotada de novidades! Agora, se atendo ao episódio de hoje, a nossa jornada Hercúlea denominada como “Os 12 Trabalhos do Escritor”, hoje nos trará um trio de professores santa-marienses que ousou escrever um livro à seis mãos! SIM, ACREDITE! E é por isso que Eu, AJ. Oliveira, decidi bater um papo sobre esse processo de confiança com Enéias Tavares, Nikelen Witter e A.Z. Cordenonsi, para descobrir sobre como lidar com o ego de autor trabalhando em equipe, criando uma narrativa em três gêneros diferentes, porém simultâneos.

Espero que gostem!!!

VOCÊ TAMBÉM PODE AJUDAR O “12 TRABALHOS” EM SUA CAMPANHA NO PADRIM CLICANDO >AQUI<:

Atenção!

Para ouvir basta apertar o botão PLAY abaixo ou clique em DOWNLOAD (clique com o botão direito do mouse no link e escolha a opção Salvar Destino Como para salvar o episódio no seu pc). Obrigado por ouvir Os 12 Trabalhos do Escritor!

Quer baixar o episódio em arquivo rar?

Para baixar a versão em zipada clique aqui, em seguida cole o link de download e clique na opção convert file.

CITADOS DURANTE O EPISÓDIO:

Recomendamos:

Mídias Sociais

  • Então escreva para os12trabalhos@leitorcabuloso.com.br

Assine nosso feed

  • Me surpreendi bastante com o episódio, pois confesso nunca ter tido curiosidade em saber como funciona a criação de um livro por mais de uma pessoa. Foi muito interessante entender o processo, que muito se parece com o do audiovisual e suas escaletas, e também a parte da revisão e comunicação. Participei do evento de lançamento aqui no RJ e pude conhecer o Enéias Tavares e o A.Z. Cordenonsi pessoalmente, além de comprar o livro e pegar meu autógrafo. Parabéns pelo episódio e pelos convidados, é de fato um começo excelente para a temporada 🙂

    Espero poder apoiar da forma como der. Mega sucesso o

    • AJ Oliveira

      Muito obrigado, Fernando!

      Vindo de ti, o elogio é mais do que agraciável! =)

      Forte abraço!

  • Rodrigo Lima da Silva

    Muita informação legal sobre trabalho em conjunto, parabéns.
    Só avisando que o link do facebook do Eneias Tavares esta direcionando para RaphaelMontesII.

    • AJ Oliveira

      Valeu, meu querido! Já ta corrigido 😉

  • Achei muito interessante saber desse processo, mas me ajudou a ter certeza que eu dificilmente conseguiria escrever um livro em parceria. Pois é, eu confesso: não sou bom pra trabalhar em equipe.
    A Nikelen disse que ficou bem atrás dos outros por um tempo, se fosse comigo, eu já ia pirar, mesmo entendendo o lado dela.
    Ótimo episódio e bem-vindo de volta!

    • AJ Oliveira

      Hahahaha. sem dúvidas! Escrever em equipe só é algo possível com pessoas que você tenha um altíssimo nível de intimidade e respeito (caso não queira terminar nas páginas amarelas, é claro rs). Por isso eu entendo seu lado, visto que hoje também não garanto se conseguiria fazer um trabalho desse tipo em conjunto.

      Muito obrigado pelo elogio e pelas boas vindas! A opinião de quem comenta é mais do que importante, nesta nova fase do “12 Trabalhos”

      Forte abraço! =)

  • Haniel Lucas

    E eu escutando a leitura de feedbacks dos ouvintes, escuto o meu nome, até minha namorada diz “Ah o senpai te notou e__E”
    Ótima entrevista, sempre precisei de outras fontes mais técnicas falando sobre escrita em equipe. Até então só tinha um episódio do jovemnerd que o Leonel Caldela participava. Fico imaginando que surpresas o programa tem para nós ainda.

    Um forte abraço e sucesso!
    Que esta segunda temporada seja maior e melhor ainda! 😉

    • AJ Oliveira

      Muito obrigado, Haniel!

      Mas é claro que notei! Eu leio todas as mensagens e (tento) repondo o mais rápido possível. rs.

      Pois então, no próximo tem Leonel Caldela para enfatizar a invasão gaúcha ao “12 Trabalhos”, espero que fique no mesmo nível desse episódio que citou (e que eu também curti horrores!).

      Uma pergunta: Você escuta o programa com sua namorada? Tipo, acho muito legal quando mais de uma pessoa escuta um podcast juntos(as).

      PS: Adorei o Senpai. Diga que mandei um abraço tanto pra ela quanto pra ti 😉

      • Haniel Lucas

        Não, é só eu mesmo que escuto, mas eu tinha mostrado essa parte do programa para ela. Também já recomendei o programa a outros amigos aspirantes a escritor, mas só um deles escuta podcast quase que regularmente. O resto nunca escutou podcast e eles ficam meio apreensivos para tentar.

        Já aproveito e deixo essa sugestão, seria interessante, se possível, você fazer um vídeo-trailer ou algo do tipo (que nem o Jovemnerd fez recentemente com o nerdcast stories, onde ele tenta apresentar o podcast pro público mais leigo)
        No seu caso ficaria ainda mais fácil algum tipo de edição em vídeo porque o seu podcast é com intenções mais didáticas, não é? Nem precisaria fazer um vídeo zuero nem nada, só um teasertrailer simples de como é o seu programa. Dá pra fazer até no Movie Maker se não souber nada de edição de vídeo.

        “Há muito tempo venho pesquisando sobre assuntos da literatura e escrita criativa aqui no Brasil, mas as fontes sempre foram escassas. É por isso que eu criei os 12 trabalhos do escritor, onde eu reúno escritores e outros profissionais da área neste podcast.”
        Mostrar a intenção do podcast seria vital neste vídeo, creio eu, porque assim, você responde dúvidas e tenta convencer o cara a começar a ouvir podcasts através de você.
        Conheço muita gente que simplesmente não escuta podcast porque tem preguiça. Pensam que é como ouvir rádio.
        “Eu sou A.J Oliveira e serei seu anfitrião nesta jornada” :v

        E pode deixar que eu mando o abraço para ela.

        • AJ Oliveira

          A sugestão é muito boa, Haniel! Muito obrigado! =)

          Hoje, o que me impede de ampliar o projeto são os fatores que coloquei no anúncio do Padrim, mas não só isso, pois também há um grande problema em ser uma única cabeça tocando a coisa toda. Algumas pessoas já começaram a se oferecer como colaboradores, mas enquanto eu não tiver algo próximo de uma equipe fixa, fica bem difícil pensar em qualquer tipo de ampliação D:

  • Davi Paiva

    Olá!
    Fico feliz em ver o retorno do podcast.
    Sobre o programa de hoje: não tinha como dar errado. São três escritores instruídos e profissionais, que sabem conversar entre si e ouvir os comentários de um editor que entende do assunto.
    Não creio que novatos conseguiriam isso logo de cara. Ouvir parceiros e críticas dos leitores beta é algo que nem todos conseguem no começo da carreira e/ou zelam muito pela sua “ideia obra prima suprema”.
    Para quem quiser saber mais sobre escrita a quatro mãos, recomendo esse podcast: https://jovemnerd.com.br/nerdcast/nerdcast-522-co-autoria-escrevendo-a-3-4-ou-6-maos/
    Obrigado a todos(as).

    • AJ Oliveira

      Muitos não conseguem nem no fim, imagino no começo rs.

      Muito obrigado pelo elogio!

      Forte abraço! =)

  • Arthur Zopellaro

    Já tive experiência escrevendo à quatro mãos (no caso foi um TCC, mas foram 150 páginas e levou seis meses de trabalho diário, então considero um livro xD)

    Com certeza o produto final foi muito superior ao que eu teria feito se escrevesse sozinho. Realmente, não é algo para todos. Você tem que saber muito bem lidar com opiniões divergentes, e como disseram no cast, as críticas geradas durante a escrita ajudam bastante na melhoria da obra.

    Fico feliz com a volta do cast, abraço!

    • AJ Oliveira

      Trabalhar em grupo é uma parada tensa! D:

      Dependendo da Facul, acho que o TCC é tão tenso quanto, vide relatos que já tive de áreas que os membros de um grupo X concorrem entre si mesmos ao invés de manterem um conjunto. Com livro a coisa funciona da mesma forma, por isso acho que a Nikelen matou à pau!

      Muito obrigado pelos elogios, Arthur! Espero que continue acompanhando 😉