Fukigen na Mononokean

2

Abertura

Ashiya está empolgado com o início do colegial, porém algo além do que ele espera vai acontecer: já na primeira semana, no caminho para casa, ele encontra um bichinho fofinho que parece ferido. Ashiya tenta ajudar a estranha criatura que sobe em suas costas e acaba ficando por lá, crescendo cada vez mais enquanto ele fica cada dia mais fraco e vive indo para a enfermaria da escola. Ele logo percebe que é o único que consegue ver a criatura e deduze que não é algo natural. Desesperado, ele vê um anúncio de exorcismos de youkais e procura ajuda.

É assim que ele conhece Abeno, o mestre do Mononokean, uma espécie de sala que é um youkai em si e que tem a capacidade de “interligar” qualquer ambiente, inclusive o mundo dos mortos. Abeno consegue ajudar Ahiya com o exorcismo, mas quando vai cobrar pelo serviço descobre que ele não tem como pagar. Abeno demanda, então, que Ashiya trabalhe como funcionário do Mononokean para pagar sua dívida.

Além do humor que é muito presente em Fukigen na Mononokean, temos um lado sensível do anime por conta dos youkais. Isso mesmo, os youkais que normalmente são retratados como criaturas horrendas, quase como os demônios na nossa cultura, em Fukigen na Mononokean são retratados como criaturas que precisam de ajuda. São vítimas, na maioria dos casos, e se fazem algo ruim é inconscientemente ou por estarem com medo e assustados.

Isso é diferente: em Fukigen na Mononokean, o exorcismo de youkais normalmente se baseia em ajudá-los a retornar para casa, o mundo dos mortos, que aliás é muito diferente do que imaginamos. Os youkais têm sentimentos e apesar de alguns episódios serem bem enrolados, o anime como um todo é muito divertido e tocante. Ao pesquisar algumas imagens do anime, percebe-se algumas que dão uma ideia de romance entre Ashiya e Abeno, mas isso esteve bem longe de acontecer. Aliás, romance é algo praticamente ausente durante os episódios.

Quando chega ao fim, o anime deixa algumas pontas soltas como, por exemplo, a habilidade de Ashiya ver youkais surgir do nada e a explicação de algumas cenas em que ele parece esconder um poder ou habilidade por conta de seus pais que são citados como um mistério. Penso que a ideia seria continuar e trazer uma segunda temporada, mas não encontrei nada nas minhas rápidas pesquisas. Bom, caso a segunda temporada venha a acontecer, ela estará na minha fila de animes a assistir.

Nota:

Nomes: Fukigen na Mononokean, The Morose Mononokean, 不機嫌なモノノケ庵
Número de episódios: 13
Foi ao ar em: 28 de junho de 2016 ~ 20 de setembro de 2016
Gêneros: Comédia, Sobrenatural
Myanimelist
Crunchyroll