Kalciferum – Andrei Fernandes

0

Kalciferum é o livro de estréia do Andrei Fernandes conhecido por ser o host do podcast Mundo Freak. E quem conhece o Mundo Freak não poderia esperar menos de Kalciferum, senão um livro recheado de demônios e rituais.

Rafael é um ser humano pacato: desempregado e desesperado. Ele consegue uma entrevista em uma grande empresa de eletrodomésticos e apesar do chefe ser um homem grande, nervoso e intimidador, características que assustam qualquer funcionário, Rafael se sai surpreendentemente bem e é selecionado. Na empresa ele conhece Cal, um estagiário recluso que se destaca por não usar as vestes apropriadas ao escritório e por e passar despercecido por todos na maior parte do tempo. Uma discussão entre Rafael e o estagiário não demora a acontecer e chama a atenção de todos e acaba fazendo com que o chefe determine que os dois devem trabalhar juntos. Isso acaba se tornando um pesadelo para Rafael que precisa do emprego e não vê como trabalhar com alguém como Cal. Logo ele descobre que para Cal a situação não é menos irritante quando o estagiário lhe envia um contrato, porque Cal é nada menos que um demônio. Assinar um contrato com um demônio é uma grande burrice se formos levar em conta os filmes do tema e Rafael se recusa a assinar de princípio, mas se vê sem saída quando seres que nunca poderia imaginar que estivessem vivendo nas sombras de São Paulo começam a persegui-lo. Como Cal teria de protegê-lo ao assinar o contrato, Rafael não tem escolha a não ser conviver com o demônio.

E assim Kalciferum nos leva a embates contra criaturas demoníacas além de trazer diversos outros personagens que acrescentam a trama. Tudo isso acontecendo em São Paulo e Andrei utiliza muito bem desse cenário. Dá para perceber pela trama que ele pesquisou a história da cidade e usa a história de certos bairros para rechear a história. Além é claro dos vários rituais e entidades citados no decorrer do livro que acredito não serem totalmente à base de ficção e devem ter sido tirados da experiência do autor com os casos bizarros.

Li o livro em formato digital, porém a Domenica adquiriu o livro físico e me enviou as imagens. Tive oportunidade de ver e tocar o livro na Bienal e posso dizer que é muito bonito, com capa dura e ilustrações no início de cada capítulo. As ilustrações me deixaram um pouco confusa, porque o estilo delas remete a uma obra infanto-juvenil, uma espécie de “coleção vaga-lume” e a obra não me remeteu a esse formato.

Como já citei, Kalciferum é o livro de estreia do Andrei e o primeiro de uma série. A leitura é a de um livro de estreia, de um autor iniciante, mas superior a muitos iniciantes que já tive oportunidade de ler. Se você já é ouvinte do Mundo Freak a leitura é obrigatória e se ainda não… bom, ouvir o podcast e ler Kalciferum é um grande adendo.

Nota:

Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:

Amazon (e-book)

Não esqueça de adicionar o livro no Skoob

Nome:
 Kalciferum #1 – Demônios, Bruxas e Vagantes
Autor: Andrei Fernandes
Edição: 1ª
Editora: Penumbra
Ano: 2016
Páginas: 384
Sinopse: O que faria se descobrisse que o seu colega de trabalho fosse na verdade um demônio fugitivo?

Kalciferum – Demônios, Bruxas e Vagantes apresenta um mundo onde a segurança e a certeza providas por grandes metrópoles não passam de uma patética ilusão cercada de concreto e aço. Agora, imagine se por trás dessa “normalidade” você descobrisse que algum colega de trabalho seu é na verdade um demônio fugitivo? O protagonista da história, Rafael, nunca foi perguntado sobre isso, mas a resposta ele já sabe. Após conseguir um emprego precisa trabalhar junto com uma entidade demoníaca que se esconde na burocracia para mundana para não ser descoberto. O mundo é completamente diferente do que sempre se acreditou e criaturas sobrenaturais vagam além dos olhos mundanos.