Doutor Estranho (2016)

15

O filme “Doutor Estranho” traz a famosa fórmula dos filmes blockbusters da Marvel que já é conhecida e que funciona, mas traz também inovação, ainda que limitada.

O filme conta a história do Dr. Stephen Strange, um brilhante porém arrogante cirurgião que vê sua vida profissional acabar após sofrer um grave acidente de carro. Inconformado por sua incapacidade de voltar a trabalhar e depois de tentar vários tratamentos e testar várias opções sem resultados, ele se interessa e ingressa em uma jornada em busca de cura no Kamar-Taj, um local bem diferente do que ele estava acostumado com a sua ciência e estilo de vida.

Lá ele conhece a Anciã que o aceita em seu grupo de aprendizes. Em treinamento, Dr. Strange passa a ter contato com novas ciências místicas e sua curiosidade e foco o levam a descobrir verdades sobre a luta entre o bem e forças malignas que podem destruir a nossa realidade.

Embora seu interesse seja apenas de utilizar a magia para curar suas mãos e voltar a trabalhar como cirurgião, ele descobre que seus poderes podem ser utilizados para salvar o mundo. Cabe a ele decidir o que vai fazer e como vai fazer.

Os pontos positivos do filme

Doutor Estranho” é um dos melhores filmes da Marvel que já foi produzido. A qualidade do elenco e suas atuações surpreende e ele é bem dosado com as cenas de ação e história que de fácil entendimento (isso significa que você não precisa ter assistido outros filmes para entender ou ter lido as HQ’s – ponto positivo!).

Como não podia ser diferente, ao se criar personagem brilhante e arrogante, ninguém menos do que Benedict Cumberbatch, já conhecido por seus personagens Sherlock na série “Sherlock” e pelo Dragão Smaug na Trilogia “O Hobbit”, encarna o personagem. A Anciã fica por conta da talentosíssima Tilda Swinton, conhecida por Mason de “O Expresso do Amanhã e a Bruxa Branca de “As Crônicas de Nárnia – Príncipe Caspian”. O grande vilão é interpretado por ninguém menos do que Mads Mikkelsen, imortalizado como Hannibal da série de mesmo nome.

Além deles, temos Chiwetel Ejiofor como o Barão Mordo, Benedict Wong como Wong e Rachel McAdams como Christine Palmer, no elenco principal.

Só a atuação desses atores e atrizes já vale o preço do ingresso!

barao

Os pontos negativos do filme

Enquanto temos um filme de super herói com elenco forte e roteiro simples que promove fácil entendimento, temos também o mais do mesmo e muitos efeitos especiais.

Os efeitos especiais estão bacanas, porém as cenas são longas e causam um certo mal-estar enquanto passam na tela em alta velocidade, parece excedente de uso da tecnologia.

Outro ponto que é importante destacar é que o filme traz apenas a fórmula que já conhecemos: existe um herói, existe um problemão, o mundo está em perigo, existe um vilão e seus servos, ele começa pelos servos e chega no vilão, ele usa a força e o mais óbvio para resolver as coisas.

Embora essa seja a fórmula que prova há anos que os super heróis funcionam, percebemos mais uma vez que está chegando a hora de promover heróis com capacidades diferenciadas, atitudes que surpreendam, que saiam da caixinha.

Resta apenas esperar que as histórias e roteiros que ainda serão escritos possam considerar essa inovação ou estamos sempre destinados e condenados a consumir o mesmo do mesmo do mesmo.

Guentaae!

  1. Ao final do filme existem duas cenas extras, uma passa logo após os primeiros créditos e a outra após todos os créditos, aguente firme para ver todas!
  2. Pode comemorar: o queridíssimo criador Stan Lee aparece em uma cena do filme e sua atuação de poucos segundos com uma fala encaixa perfeitamente com a cena – parece que ele está brincando ao ver sua criação tendo de sofrer para aprender a lidar com os problemas que ele criou.
  3. O filme não possui cenas fortes, portanto é ideal para levar toda a família. Se você quer diversão, você vai achar diversão.

Nota:

04-selos-cabulosos

Assista ao trailer: