Os 12 Trabalhos do Escritor #10 – Formadores de Opinião com Maurício Gomyde

13

E aí escritores? Tudo bem? Espero que sim! Chegou a hora de falarmos sobre a importância dos Formadores de Opinião nessa jornada Hercúlea denominada por mim, A. J. Oliveira, como Os 12 Trabalhos do Escritor. E para essa tarefa, Maurício Gomyde nos contará um pouco sobre suas experiências no mercado literário, que vão desde suas auto-publicações até sua ida para a Editora Intrínseca com o romance “Surpreendente”.

Espero que gostem!

Atenção!

Para ouvir basta apertar o botão PLAY abaixo ou clique em DOWNLOAD (clique com o botão direito do mouse no link e escolha a opção Salvar Destino Como para salvar o episódio no seu pc). Obrigado por ouvir Os 12 Trabalhos do Escritor!

Quer baixar o episódio em arquivo rar?

Para baixar a versão em zipada clique aqui, em seguida cole o link de download e clique na opção convert file.

Citados durante o episódio

Recomendamos

Mídias Sociais

  • Então escreva para os12trabalhos@leitorcabuloso.com.br

Assine nosso feed

  • Batalha dos Nerds

    Nosso site recomenda o Leitor Cabuloso. Materiais de primeira. Esta série “Os 12 trabalhos”, por exemplo, é magnífica.

    • AJ Oliveira

      Muito obrigado! Continuem acompanhando! Vem muita coisa boa por aí 😉

  • Davi Paiva

    Gostei muito do episódio. O Maurcio é um exemplo a ser seguido: com 4 livros independentes, ele mostrou que a primeira pessoa que precisa acreditar que o livro vale a pena de ter investimento é o próprio escritor.
    Fora que as dicas dele são muito legais: ao lançar a minha antologia, tive que encarar uns pidões e os testei. Agora que lançarei o meu livro solo, se algum deles quiser livros para fazer resenha, terão que pagar.

    Abraços.

    • AJ Oliveira

      Olá, Davi.

      Não só o Maurício, como também o Vianco, Barreto, Renan, Eneias e a Vanessa mostraram formas diferentes de investir na própria obra. E nisso, eu ressalto tanto a participação da Vanessa quanto a do Eric, (no episódio que virá na próxima semana) por ressaltarem os problemas rotineiros com Ciladas/golpes/171 que envolvem tanto algumas editoras que cobram dos autores (coisa mais do que abominável) quanto com as famosas Antologias em formato “Vanity Press” que só visam lucrar em cima de autores com 0% de direitos autorais.

      A função do “12 Trabalhos” é abrir os olhos dos autores para esse vasto número de chances de expandir suas respectivas imagens no mercado, inclusive, com alternativas novas como os “Projetos Transmídia”, KDP, Crowdfunding, acessoria de imprensa e até o próprio Facebook. Afinal, são os modelos que mais tem chamado a atenção das grandes editoras, pelas conversas que tive desde a bienal de 2015.

      PS: Felipe Colbert também começou a investir no KDP. Assim como a Vanessa, seus gastos são apenas com a própria obra.

      Um forte abraço!

  • Gente, eu nem sei o que comentar mais. Cada programa é uma aula.

    • AJ Oliveira

      Valeu Magdiel! Mas fique calmo, precisa aguentar o três próximos! Haha 😉

      Um forte abraço!

  • Peter LaRubia

    Parabéns pelo trabalho! Gosto muito do 12 Trabalhos!
    A.J., falando em concursos literários, está rolando um da Amazon com a Nova Fronteira. Li o edital e lá diz que o contrato de exclusividade é de dez anos! Achei que é tempo demais, mas não tenho experiência nenhuma no assunto, e procurei na internet, mas não achei informação específica sobre o assunto. Esse tempo é padrão??
    Muito obrigado.
    Ah! Que música fodona da abertura é essa?!

    • AJ Oliveira

      Muito obrigado, Peter!

      Cara, eu vou guardar essa sua pergunta pra responder também no último episódio, ok?

      Mas como há certa ‘urgência” pelo concurso estar vigente:

      Pela experiência que eu tenho com autores, vejo um certo padrão com relação ao tempo preso à editora. Esse prazo de dez anos também é trabalhado em algumas editoras grandes (não vou garantir que são todas, pois teria que conversar mais a fundo com os demais editores). Esse tratamento serve pro autor não pular para várias editoras no meio de uma trilogia, por exemplo (o que seria um problema com relação a tiragem e distribuição)

      Enfim, pesquisarei mais sobre isso, ok?

      PS: você já enviou seu material?

      • Peter LaRubia

        Fala, AJ. Obrigado pela atenção. Não mandei meu material justamente por conta dessa cláusula. Estou pesquisando sobre o assunto. O estranho é que o contrato estipula que a obra NÃO pode ser parte de uma série, o que derruba esse argumento da trilogia. O medo é ter uma tiragem pequena e o livro ficar na geladeira pelos dez anos. Gostaria de saber a política utilizada pelas medias e pequenas editoras em relação ao tempo de exclusividade. Abração!
        Peter

        ——————————————–
        Em qui, 6/10/16, Disqus escreveu:

        Assunto: Re: Comment on Os 12 Trabalhos do Escritor #10 – Formadores de Opinião com Maurício Gomyde Para: larubiapam@yahoo.com.br
        Data: Quinta-feira, 6 de Outubro de 2016, 8:13

        AJ Oliveira wrote, in response to Peter LaRubia:

        Muito obrigado, Peter!

        Cara, eu vou guardar essa sua pergunta pra responder também
        no último episódio, ok?

        Mas como há certa ‘urgência” pelo concurso estar vigente:

        Pela experiência que eu tenho com autores, vejo um certo
        padrão com relação ao tempo  preso à editora. Esse
        prazo de dez anos também é trabalhado em algumas editoras
        grandes (não vou garantir que são todas, pois teria que
        conversar mais a fundo com os demais editores). Esse
        tratamento serve pro autor não pular para várias editoras
        no meio de uma trilogia, por exemplo (o que seria um
        problema com relação a tiragem e distribuição)

        Enfim, pesquisarei mais sobre isso, ok?

        PS: você já enviou seu material?

        Link to comment: http://disq.us/url?impression=ec96fc2e-8bb5-11e6-8c2c-002590f382ca&experiment=digests&behavior=click&url=http%3A%2F%2Fleitorcabuloso.com.br%2F2016%2F09%2Fos-12-trabalhos-do-escritor-10-formadores-de-opiniao-com-mauricio-gomyde%2F%23comment-2936019545%3AwhsNGXJnFq4ye8Whk0ujxuw3s0c&type=notification.post.registered&variant=active&event=email

        • AJ Oliveira

          Cara, vou tentar dar uma olhada nisso até o último episódio. No seu caso eu ficaria tranquilo. Tipo, independente da tiragem (se é que há uma, não li as regras) só a vitória num concurso desses já contaria horrores pra um currículo. Mas assim, normalmente, as disputas pela Amazon também são regidas pelo livro em si (capa inclusa) então é interessante cuidar de todos esses detalhes para que não largue atrás da faixa 😉

          • Peter LaRubia

            Oi, AJ! So faltou dizer que música fodona é aquela da abertura. Abraço!

          • AJ Oliveira

            Opa, Peter! Sorry man! haha.

            Para a abertura desse episódio eu usei a música “God’s Gonna Cut You Down” do mestre Johnny Cash! Curtiu?

            Já lhe digo que foi muito difícil escolher a trilha desse episódio. Se dependesse só dos meus gostos, teria Cash do inicio ao fim do episódio xD

  • Davenir Viganon

    Como blogueiro eu quero um autor assim como o convidado. Já li um livro enviado por um autor (600 pgs com letra e espaçamento pequeno) que não gostei mas não detonei na resenha. O comentário do autor foi maior que minha resenha e ainda ficou me incomodando com nota no Skoob. (não dei a nota que ele achou que merecia).
    http://www.wilburdcontos.blogspot.com.br/ <<<< este é meu blog, vocês podem procurar lá e ver uma aula de como NÃO se trata um blogueiro (não vou nem falar das mensagens inbox.)