Fullmetal Alchemist Vol. 1

12

Já aviso que essa resenha estará cheia de tietagem.

Edward e Alphonse Elric são irmãos e ambos são alquimistas. Eles estão em busca da famosa Pedra Filosofal com o objetivo de usá-la para recuperar seus corpos. Edward perdeu um braço e uma perna e Alphonse perdeu todo o corpo depois de tentarem o tabu da alquimia: a transmutação humana. Eles queriam trazer a mãe de volta à vida e pagaram caro por isso. Além de tudo, a transmutação foi um fracasso. Agora Edward usa automails que são um braço e perna mecânicos e Alphonse teve a alma fixada em uma armadura.

fma

Já nesse primeiro volume vemos um pouco de cada coisinha que estará presente em toda a obra. Temos ação, mas ação na medida certa, nada gratuito ou exagerado. É a ação que agrada ao fã de shonen e que não incomoda, muito pelo contrário, até empolga o leitor que está lendo à procura de algo mais, que procura descobrir porque Fullmetal Alchemist é tão falado e tão amado. A comédia também já tem suas cenas, embora o mangá se torne bem mais sério com o passar dos capítulos. Nesse primeiro volume já descobrimos que Edward simplesmente ODEIA ser chamado de baixinho e que ele é muito confundido com o irmão já que leva a alcunha de Alquimista de Aço. A comédia simples e agradável foi um dos motivos de gostar tanto do mangá.

fma3

Tem temas polêmicos e já começamos com um grande: a religião. Além do fato de tentarem brincar de Deus e levarem a pior, ao se depararem com uma seita nesse primeiro volume, os irmãos Elric são completamente céticos com os milagres citados e criticam Rose por acreditar cegamente em um homem que se diz profeta. O drama também está presente, embora no segundo volume ele chegue a um dos principais ápices. A fala de Edward para Rose, quando ela diz o que fazer para continuar a viver, é simplesmente: “levante, você tem duas pernas pra isso, não?” E com isso já começamos a gostar dos irmãos que no final da série já nos conquistaram completamente.

fma1

E finalmente já conhecemos os vilões, ou parte deles. A Gula e a Luxúria já tem participação nesse primeiro volume e Os Sete Pecados são um dos grandes adversários que os irmãos Elric terão de enfrentar.

fma2

A primeira vez que li Fullmetal Alchemist foi por scan e depois vi a adaptação que seguiu praticamente a risca o mangá, o Fullmetal Alchemist Bortherhood. As diferenças entre essa adaptação e a obra original são mínimas, mas estão presentes. Talvez o anime até tenha feito de forma mais ampla o prólogo do mangá, a origem dos irmãos Elric como alquimistas. Porém tudo será elucidado no mangá no seu devido tempo.

Considerações Técnicas

A Editora JBC finalmente atendeu aos nossos clamores e trouxe de volta Fullmetal Alchemist. A editora diz que esta é uma edição especial de colecionador, o que vou ser educada em discordar. Não que o mangá esteja em uma qualidade inferior, mas chamar de edição de colecionador é bem exagerado. É um tanko, um pouco mais caprichado do que outros títulos da editora, mas é isso. Eu entendo que colocar orelhas e até um papel melhor encareceria demais o produto e por isso não reclamo. É a primeira vez que vou ter o mangá na estante e estou grata por essa republicação.

2016-08-18 10.55.29

2016-08-18 10.56.13

2016-08-18 10.54.31

A grande diferença desta nova edição é a sobrecapa que vem junto com o primeiro volume para os assinantes. A sobrecapa é muito utilizada no Japão, mas aqui no Brasil ela é deixada de lado, ainda. Espero que a JBC abra as portas para esse tipo de produto, mesmo que ele venha mais caro.

2016-08-18 10.57.45

2016-08-18 10.58.02

2016-08-18 10.59.13

Considerações Finais

Fullmetal Alchemist é o meu mangá shounen favorito. Isso porque, além de tudo o que disse acima, a história é fantástica e os personagens maravilhosos. Nesse primeiro volume ainda não conhecemos as personagens femininas que são a grande diferença entre outros mangás do gênero. Recomendo fortemente, mesmo se você não for um leitor assíduo de mangás shounen, esse é diferente, pode confiar. A única coisa que lamento é que não terei o elemento surpresa lendo a obra.

Nota:

05-selos-cabulosos

Nome:  Fullmetal Alchemist, Full Metal Alchemist, Hagane no Renkinjutsushi, FMA, Fullmetal Alchemist Gaiden, 鋼の錬金術師
Valor: R$ 16,90 –Finalizado com 27 volumes.
Páginas: 190
Distribuição: Nacional – Mensal
Publicado (no Japão): 2001 a 2010
Autoras: Hiromu Arakawa
Gêneros: Ação, Aventura, Comédia, Drama, Shounen, Militar.
Myanimelist