Star Wars: A Origem e a Lenda de Obi-Wan Kenobi de Ryder Windham

1

Antes de começarmos, vale uma rápida explicação. Imagino que vocês tenham visto essa pequena tarja com o nome Legends na capa, e esteja se perguntando o que isso significa. Ok, vamos lá. Todos os produtos crossmedia da franquia Star Wars, ou seja, livros, vídeo-games e series de TV, fazem parte daquilo que os fãs chamam de Universo Expandido de Star Wars, e tudo o que é oficial, faz parte do cânone. Acontece que ao longo das décadas esse universo expandido se tornou tão vasto e complexo que ficou difícil de criar novas histórias sem que estas entrassem em conflito com as que já existiam. Foi por isso que para facilitar a vida de seus roteiristas a Disney, quando adquiriu os direitos da franquia, decidiu abolir todo o universo expandido. Hoje só o que vale no cânone são os sete filmes, as séries de TV Rebels e Clone Wars, uma curta lista de livros e os quadrinhos da Marvel. O restante do material que deixou de fazer parte do cânone não conta mais na cronologia oficial, mas devido a qualidade de alguns desses produtos, eles ainda estão sendo publicados com o selo Legends.

Quer dizer que esses livros não contam mais? Então, porque eu deveria ler? Para um verdadeiro fã de Star Wars, essa é uma pergunta ridícula, mas se você insiste nela eu vou responder: porque algumas das melhores coisas já criadas para Star Wars não fazem mais parte do cânone, como por exemplo a Trilogia Thraw de Timothy Zahn e os games da serie The Force Unleashed. Agora vamos em frente.

Para ler A origem de Obi-Wan é necessário ter assistido aos seis primeiros filmes da série. (Spoiler dos filmes, mas tenha santa paciência) O livro começa entre os filmes V e VI, com Luke retornando a seu planeta, Tattoine, para a casa de seu falecido mestre em busca de pistas sobre seu passado depois da revelação de que Darth Vader era na verdade seu pai. Lá ele encontra o diário de Obi-Wan. A partir daí vamos conhecer vários episódios do passado do jedi e também os acontecimentos dos filmes descritos sob seu ponto de vista.

Obi-Wan Kenobi foi mestre de Luke, mestre de Anakin, presente em seis dos sete filmes da franquia, e mesmo assim, muito mistério ainda gira em torno de sua figura. Porque ele mentiu sobre Darth Vader? Ele reconheceu R2-D2 e C-3PO? O que ele fez durante os anos em que passou em Tatooine vigiando Luke a distância? Ryder Windham foi o autor escolhido para responder essas e outras perguntas, mostrando a história do personagem, do início de seu treinamento como Jedi, até o que aconteceu com seu espirito depois de sua morte (O.0). O autor já produziu bastante material para o universo expandido, incluindo a novelização dos filmes clássicos e duas enciclopédias.

É interessante ver que a editora Universo dos Livros também está investindo em livros de Star Wars no Brasil, já que esse universo tem um material tão vasto lá fora e que, durante muito tempo, quase nada chegou por aqui. Hoje quando os novos filmes reacenderam a chama do interesse por esse universo é bom que tenha mais gente se interessando em trazer esse material para cá. Os fãs agradecem.

Os melhores momentos de Obi-Wan são justamente as histórias perdidas do passado do personagem, aquelas que não são mostradas nos filmes. Como a que conta o início do treinamento dele com Qui-Gon Jinn, e as aventuras que ele teve enquanto viveu em Tatooine (não, ele não passou todos aqueles anos esperando em sua cabaninha), essas são realmente histórias interessantes e divertidas, que também amarram muitas pontas soltas deixadas pelos filmes e servem para trazer profundidade ao personagem.

Mas o livro tem problemas nos momentos em que reconta as histórias já mostradas nos filmes. O que acontece é que o arquétipo do mestre sábio foi criado para ser coadjuvante, e nos momentos em que Anakin e Luke aparecem na história, eles roubam o protagonismo de Obi-Wan. Nesses horas, o livro sofre uma queda de ritmo, até porque já sabemos o final dessas histórias.

Considerações finais: Obi-Wan, é uma leitura ágil e rápida, que deve agradar aos fãs do personagem e àqueles  que gostam de conhecer as minúcias dessa que é a serie favorita de muitos. Vale a pena conferir, se você estiver afim de expandir seu universo.

NOTA:

03-selos-cabulosos

Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:

Amazon

Não esqueça de adicionar o livro no Skoob

STAR_WARS_A_ORIGEM_E_A_LENDA__1467050434593603SK1467050434BNome: A Origem e a Lenda de Obi-Wan Kenobi
Autor: Ryder Windham
Edição:

Editora:
Universo dos Livros
Ano: 2016
Páginas: 192
Sinopse: Sábio e Poderoso. General e Jedi. A vida e a lenda.
Subestimado como Padawan, Obi-Wan Kenobi se tornaria um dos mais respeitados Mestres Jedi e, embora tenha jurado servir à República Galáctica e à Ordem Jedi, seu próprio aprendiz trouxe destruição a essas instituições milenares. Incapaz, porém, de resgatar Darth Vader da influência do Lado Sombrio, tornou-se responsável por treinar a única pessoa que poderia fazê-lo: Luke Skywalker.
Esta é a história extraordinária do mestre Obi-Wan Kenobi, narrada desde seu primeiro encontro com Anakin Skywalker até o duelo final com Darth Vader – e além…

  • Danilo Prechedes

    Ótima resenha, este livro já esta na minha lista de leitura.