Antes de começarmos, vale uma rápida explicação. Imagino que vocês tenham visto essa pequena tarja com o nome Legends na capa, e esteja se perguntando o que isso significa. Ok, vamos lá. Todos os produtos crossmedia da franquia Star Wars, ou seja, livros, vídeo-games e series de TV, fazem parte daquilo que os fãs chamam de Universo Expandido de Star Wars, e tudo o que é oficial, faz parte do cânone. Acontece que ao longo das décadas esse universo expandido se tornou tão vasto e complexo que ficou difícil de criar novas histórias sem que estas entrassem em conflito com as que já existiam. Foi por isso que para facilitar a vida de seus roteiristas a Disney, quando adquiriu os direitos da franquia, decidiu abolir todo o universo expandido. Hoje só o que vale no cânone são os sete filmes, as séries de TV Rebels e Clone Wars, uma curta lista de livros e os quadrinhos da Marvel. O restante do material que deixou de fazer parte do cânone não conta mais na cronologia oficial, mas devido a qualidade de alguns desses produtos, eles ainda estão sendo publicados com o selo Legends.
Quer dizer que esses livros não contam mais? Então, porque eu deveria ler? Para um verdadeiro fã de Star Wars, essa é uma pergunta ridícula, mas se você insiste nela eu vou responder: porque algumas das melhores coisas já criadas para Star Wars não fazem mais parte do cânone, como por exemplo a Trilogia Thraw de Timothy Zahn e os games da serie The Force Unleashed. Agora vamos em frente.
Para ler A origem de Obi-Wan é necessário ter assistido aos seis primeiros filmes da série. (Spoiler dos filmes, mas tenha santa paciência) O livro começa entre os filmes V e VI, com Luke retornando a seu planeta, Tattoine, para a casa de seu falecido mestre em busca de pistas sobre seu passado depois da revelação de que Darth Vader era na verdade seu pai. Lá ele encontra o diário de Obi-Wan. A partir daí vamos conhecer vários episódios do passado do jedi e também os acontecimentos dos filmes descritos sob seu ponto de vista.
Obi-Wan Kenobi foi mestre de Luke, mestre de Anakin, presente em seis dos sete filmes da franquia, e mesmo assim, muito mistério ainda gira em torno de sua figura. Porque ele mentiu sobre Darth Vader? Ele reconheceu R2-D2 e C-3PO? O que ele fez durante os anos em que passou em Tatooine vigiando Luke a distância? Ryder Windham foi o autor escolhido para responder essas e outras perguntas, mostrando a história do personagem, do início de seu treinamento como Jedi, até o que aconteceu com seu espirito depois de sua morte (O.0). O autor já produziu bastante material para o universo expandido, incluindo a novelização dos filmes clássicos e duas enciclopédias.
É interessante ver que a editora Universo dos Livros também está investindo em livros de Star Wars no Brasil, já que esse universo tem um material tão vasto lá fora e que, durante muito tempo, quase nada chegou por aqui. Hoje quando os novos filmes reacenderam a chama do interesse por esse universo é bom que tenha mais gente se interessando em trazer esse material para cá. Os fãs agradecem.
Os melhores momentos de Obi-Wan são justamente as histórias perdidas do passado do personagem, aquelas que não são mostradas nos filmes. Como a que conta o início do treinamento dele com Qui-Gon Jinn, e as aventuras que ele teve enquanto viveu em Tatooine (não, ele não passou todos aqueles anos esperando em sua cabaninha), essas são realmente histórias interessantes e divertidas, que também amarram muitas pontas soltas deixadas pelos filmes e servem para trazer profundidade ao personagem.
Mas o livro tem problemas nos momentos em que reconta as histórias já mostradas nos filmes. O que acontece é que o arquétipo do mestre sábio foi criado para ser coadjuvante, e nos momentos em que Anakin e Luke aparecem na história, eles roubam o protagonismo de Obi-Wan. Nesses horas, o livro sofre uma queda de ritmo, até porque já sabemos o final dessas histórias.
Considerações finais: Obi-Wan, é uma leitura ágil e rápida, que deve agradar aos fãs do personagem e àqueles que gostam de conhecer as minúcias dessa que é a serie favorita de muitos. Vale a pena conferir, se você estiver afim de expandir seu universo.
NOTA:

Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:
Não esqueça de adicionar o livro no Skoob
Nome: A Origem e a Lenda de Obi-Wan Kenobi
Autor: Ryder Windham
Edição: 1ª
Editora: Universo dos Livros
Ano: 2016
Páginas: 192
Sinopse: Sábio e Poderoso. General e Jedi. A vida e a lenda.
Subestimado como Padawan, Obi-Wan Kenobi se tornaria um dos mais respeitados Mestres Jedi e, embora tenha jurado servir à República Galáctica e à Ordem Jedi, seu próprio aprendiz trouxe destruição a essas instituições milenares. Incapaz, porém, de resgatar Darth Vader da influência do Lado Sombrio, tornou-se responsável por treinar a única pessoa que poderia fazê-lo: Luke Skywalker.
Esta é a história extraordinária do mestre Obi-Wan Kenobi, narrada desde seu primeiro encontro com Anakin Skywalker até o duelo final com Darth Vader – e além…

![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


