[Anime] Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu

1

Abertura

Quando assistimos muitos animes acabamos descobrindo muitas particularidades da cultura japonesa. Em minha ignorância pensei que já tinha visto de tudo, mas claro que estava enganada. Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu me mostrou o que é o Rakugo, que eu nunca tinha ouvido falar.

Rakugo-sanmafestival

O primeiro episódio do anime mostra o jovem Yotarou saindo da cadeia e com só uma coisa em mente: ser discípulo do Yakumo, um mestre do Rakugo. Mas o que é o Rakugo? Rakugo é um monólogo, onde o Rakugoka, o contador de histórias, conta uma trama, normalmente de humor, interpretando diversos personagens usando somente um leque e a própria vestimenta para contar a história. É um ato extremamente difícil, porque sozinho o Rakugoka tem que envolver o público com a trama. O anime passa bem isso.

maxresdefault

Vendo o primeiro episódio pensei que seria a história de Yotarou em se tornar um discípulo e aprender a fazer o rakugo, mas logo no segundo episódio o rumo muda completamente e vi que o anime na verdade contaria a história do mestre, Yakumo e de seu amigo Sukeroku. Bon, o nome de Yakumo antes de tomar para si o nome da família, era para ser dançarino, mas depois de um acidente onde machucou permanentemente uma perna isso se tornou impossível. Sua família então decide o entregar para o mestre Yakumo da sétima geração, para que ele seja um aprendiz de rakugo. Outro discípulo aparece, um garoto de rua, órfão, o Hatsutaro e ele é apaixonado pelo rakugo e muito melhor do que Bon.

Shouwa-Genroku-Rakugo-Shinjuu-2.mkv_000448.340

Acompanhamos então o crescimento de Bon e Hatsutaro no rakugo. Vemos as dúvidas de Bon se deve continuar a fazer aquilo, mas sem nenhuma outra opção de futuro. Sua frustração ao ver Hatsutaro sempre melhor sem nunca praticar e viver sempre bebendo e rodeado de mulheres, fica dividido entre a raiva e admiração com o colega. Achei o primeiro episódio um tanto maçante (tem 40 minutos) e pensei até em abandonar o anime, mas ainda bem que continuei porque acabou sendo uma aula de cultura japonesa. Vários outros personagens estão presentes na trama, inclusive Konatsu que já aparece no primeiro episódio e é filha de Hatsutaro, que já não está mais presente e a causa de sua morte é um mistério que só é revelado no final. Recomendo para pessoas que gostam de aprender sobre outras culturas, principalmente da japonesa.

NOTA:

05-selos-cabulosos

Nomes: Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu, Showa and Genroku Era Lover’s Suicide Through Rakugo, 昭和元禄落語心中
Número de episódios: 13
Foi ao ar em: 09 de janeiro de 2016 ~ 02 de abril de 2016
Gêneros: Drama, Josei
Myanimelist

SHOUWA GENROKU RAKUGO SHINJUU (4)