[Mangá] Knights of Sidonia Vol. 1

4

O anúncio de Knights of Sidonia foi muito comemorado. O título possui anime que inclusive está disponível no Netflix. Não conhecia o título, então esse primeiro volume foi novidade.

Começamos acompanhando Nagate e sua vida solitária. Aliás, é um começo confuso porque você é jogado na história e não sabe muito bem o que está acontecendo. De cara vemos que ele vive em uma nave e só tem como companhia um senhor que parece estar doente e catatônico (ou morto?) que é seu avô. Vemos a aventura de Nagate para buscar arroz que vem de uma máquina e chegando lá ele cai em um buraco e acaba saindo no Distrito Residencial e encontra outras pessoas.

Knights of Sidonia

Não encontram registro nenhum em parte alguma sobre Nagate Tanikaze e ele só não é preso porque é salvo por uma mulher que é a 28º capitã de Sidonia. Aqui começamos a saber mais um pouco sobre o mundo de Nagate. O Sistema Solar foi destruído há mil anos pelos Gaunas e Sidonia é a nave que carrega o que restou da humanidade.

Knights of Sidonia

A pedido da capitã, Nagate passa a ser piloto de um Guardião, um mecha que é usado para diversos fins, inclusive combater os Gauna. Porém não sabemos por que Nagate foi escolhido, já que ser piloto não é fácil de se conseguir e ele não vai bem no teste de simulação. Isso traz problemas para Nagate que não é bem visto pelo restante dos pilotos.

Knights of Sidonia

Knights of Sidonia traz algumas particularidades que achei interessantes. Nesse primeiro volume somos apresentados a seres humanos que pelo que entendi, não precisam se alimentar. Ao invés disso eles fazem fotossíntese. E seres humanos assexuados que não são nem homens, nem mulheres.

Knights of Sidonia

Considerações Técnicas

Particularmente não gostei do traço do Nihei, tanto no quesito dos personagens que achei muito sem graça e nas cenas de batalhas que são muito confusas, talvez pelo design do Guardião que é muito “quadrado”.

knights of sidonia manga jbc

A edição da JBC não é a das mais simples, mas também não é a das melhores. Nesse primeiro volume temos 08 páginas coloridas e o papel da coleção é offset, mas aquele offset que pode dar problemas na leitura de alguns quadros por causa da transparência.

Knights of Sidonia transparência

Considerações Finais

Knights of Sidonia tem particularidades interessantes, mas como um todo a obra não me chamou a atenção ao ponto de ficar curiosa com o andamento da série e colecionar. Talvez pelo fato de que história de mechas nunca me chamou a atenção. Não deixa de ser um bom mangá, com uma história interessante e a forma como é contada deixa diversos mistérios para os próximos volumes.

NOTA:

04-selos-cabulosos

Nome:  Sidonia no Kishi, Knights of Sidonia, Knights of Cydonia, Cydonia no Kishi, シドニアの騎士
Valor: R$ 17,50 (Mensal) – Finalizado com 15 volumes
Páginas: 184
Distribuição: Nacional
Publicado (no Japão): 2009 ~ 2015
Autor: Tsutomu Nihei
Gêneros: Ação, Drama, Mecha, Sci-fi, Espaço, Militar, Seinen
Myanimelist

  • Que legal! Me interessei em ler, mas como tem 15 volumes ( D: ), vou preferir ver o anime da Netflix.

  • Alvaro Rodrigues

    O mais interessante em Knights of Sidonia não é ser uma história de Mechas, Pri, pelo menos não é o foco. Sabe quando dizem que The Walking Dead não é sobre zumbis, mas as interações humanas? Knights of Sidonia traz essas questões que remetem a um Battlestar Galactica (principalmente no futuro do mangá ou na segunda temporada do anime) trazendo; além dos dramas das interações, mais devaneios sci-fi que BSG, como: imortalidade, clonagem, o terceiro sexo, a fotossíntese humana e a própria construção de Sidônia e seu poderio bélico.

    Particularmente não curto histórias com mechas, mas Knights of Sidonia foi uma surpresa, me trazendo mais próximo de personagens como Hoshijiro, Izana e até mesmo o Kunato (Tanikaze nem tanto) e a forma crua e as vezes brutal como eles sobrevivem (ou não). Você consegue se agarrar ao sofrimento e angústias de cada um deles, como se reais, e isso já me deixa muito contente em uma obra como essa. Pra quem quiser, o anime pode ser encontrado na Netflix com duas temporadas, duas ótimas músicas de abertura e uma excelente dublagem.
    .

    • Alvaro, obrigada pelo esclarecimento. Esse primeiro volume não passou muita coisa, mas já achei interessante as coisas que você citou, como o terceiro sexo e a fotossíntese humana. Não vou colecionar o mangá por causa de seleção mesmo, aquilo de escolher a dedo o que vai pegar por causa de money, mas vou conferir o anime.
      Obrigada pelo ótimo comentário.
      Abraços!