[Quadrinhos] Ms. Marvel: Nada Normal de G. Willow Wilson e Adrian Alphona / Panini Comics.

9

Houve um tempo em que super-heróis eram seres inatingíveis. Alienígenas do espaço sideral, semideusas da mitologia grega, ou milionários excêntricos. As crianças liam suas aventuras, mas nunca, realmente, se identificavam com eles. Até que surgiu o Homem-Aranha. Peter Parker não havia dedicado sua vida em um árduo treinamento para combater o crime, tão pouco era o escolhido para ser o salvador da humanidade. Ele era um garoto normal, que teve um dia anormal e que mudou sua vida para sempre. Um estudante nerd, vítima de bully na escola e que precisava trabalhar para ajudar sua tia no sustento da casa. Quantos de vocês, que estão lendo isso, se identificaram? Pois é, identificação foi a revolução trazida pelo Homem-Aranha. Mas infelizmente isso passou. O que aconteceu com o Homem-Aranha? Nada, ele só cresceu. Acontece com todo mundo, pessoas crescem. Hoje, vivemos um tempo diferente, uma nova geração está lendo quadrinhos e eles precisam de novos heróis com quem si identificar. Eis que surge a Ms. Marvel.

Ms. Marvel é uma série criada em 2014 pela Marvel Comics, reciclando o nome de uma personagem clássica da editora, mas trazendo uma outra personagem totalmente nova à frente do título. Kamala Khan é filha de uma família paquistanesa que imigrou para os Estado Unidos e hoje vive em Nova Jersey. Eles são muçulmanos, de religiosidade forte, embora não exatamente tradicionalista. Kamala foi criada nos EUA e se sente mais americana do que paquistanesa, por isso tem que lidar, todos os dias, com as diferenças culturais entre sua família e o mundo ao seu redor. Ela também é super fã da Miss Marvel original, a tipica loira e perfeita, Carol Danvers. E gosta de escrever fanfics dos Vingadores! A vida de Kamala dá uma reviravolta em uma noite em que tudo deu errado. Ela estava voltando para casa depois de ter fugido para ir a uma festa, quando foi engolfada por uma nevoa misteriosa que lhe deu o poder de mudar de forma (agora ela tem o poder do Jake de Hora de Aventura).

msmarvel2

O lançamento do título causou uma imensa repercussão no mercado norte-americano, trazendo novas leitoras mulheres, e criando discussão sobre assuntos como empoderamento, diversidade e religiosidade. A personagem virou instantaneamente a queridinha da editora, sendo chamada, inclusive, de a nova Peter Parker. E agora, finalmente chegou ao Brasil.

Apesar disso tudo, não vá ler essa revista esperando uma grande história dramática ou um épico super-heroico. Ms. Marvel é uma história leve e divertida. Eu gosto de compará-la com o clima da animação do Super-Choque que passava no SBT.  Aquele tipo de história, uma heroína adolescente que protege sua vizinhança de vilões caricatos. O tempero da coisa está no texto de G. Willow Wilson, uma autora americana, que vive em Nova Jersey e que também é islâmica. Sim, ela tem muita coisa em comum com a personagem, e fala com propriedade sobre os assuntos que toca.

Sobre a arte. Adrian Alphona é um artista pouco conhecido do grande público, mas que já havia chamado muito atenção na excelente série Fugitivos, que produziu ao lado de Brian K. Valghan. Mas a diferença de seu traço nas duas séries é enorme. Enquanto em Fugitivos, Alphona tentava emular um estilo mangá, em Ms. Marvel ele revela o seu verdadeiro estilo, mais cartunesco e similar ao dos artistas europeus. Muitos dos personagens da série, principalmente a família de Kamala, tem traços exagerados para ressaltar a expressividade. Seus quadros também são extremamente bem detalhados, muitos escondendo pequenos detalhes de humor gráfico, que só um observador mais atento irá perceber (procure pelo peixe nervoso na primeira cena de resgate de Kamala). Mas, enfim, pode causar estranhamento para os leitores que estão acostumados aos personagens musculosos e anatomicamente perfeitos que vemos nas revistas dos X-Men.

Ms_Marvel_Alphona_Concept_Art

Por fim, Ms. Marvel é uma serie nova, divertida e relevante. Se você está procurando um ponto de partida para começar a ler super-heróis, eu recomendo fortemente que comece por aqui, e se poupe do problema de ter que pesquisar cinquenta anos de cronologia.

É por todos esse motivos que eu dou a Ms. Marvel…

NOTA:

05-selos-cabulosos

Ficou interessado(a)? Então compre nos links abaixo:

Amazon (capa dura)

MISS_MARVEL__1459224839574822SK1459224839BAutora: G. Willow Wilson (história), Adrian Alphona (arte)
Origem:
Estrangeira
Edição:
Editora:
 Panini
Ano: 2014
Páginas: 132
Sinopse: Kamala Khan é uma garota comum de New Jersey – até que subitamente ganha dons extraordinários. Mas quem é realmente a nova Miss Marvel? Adolescente? Muçulmana? Inumana? Saiba a resposta conforme ela toma de assalto o Universo Marvel! Ao descobrir os perigos associados aos seus recém- descobertos poderes, Kamala precisa lidar também com o segredo que existe por trás deles. Estará a jovem Miss Marvel pronta para utilizar seus imensos dons? Ou o peso do legado que tem a carregar será mais do que ela pode aguentar? Nem a própria Kamala sabe ao certo, mas New Jersey que se prepare, pois a Miss Marvel chegou para ficar! Escrito pela aclamada roteirista G. Willow Wilson (Air, Cairo), com desenhos do brilhante Adrian Alphona (Fugitivos)!
Skoob