[Resenha] Revival do Stephen King

1

No mês de novembro a Suma de Letras lançou Revival, livro que Stephen King disse ter escrito usando como inspiração o famoso Frankenstein de Mary Shelley.

revival

A história segue Jamie Morton e começa quando ele tinha seis anos de idade. Enquanto brincava com soldadinhos no quintal de casa, uma sombra recai sobre ele e ao erguer os olhos se depara com Charles Jacobs, o novo reverendo do local. Ele acabou de se mudar para a cidade com a mulher e o filho e está visitando os fiéis. Ele é muito novo e isso traz algumas desconfianças, mas ele acaba sendo muito bom no que faz, principalmente com as crianças. Ele tem uma paixão além da igreja: a eletricidade. Ele a usa para trazer ensinamentos da bíblia e vai além: acaba curando o irmão de Jamie, Con, que estava com um problema nas cordas vocais e não conseguia falar. Porém algo muito ruim tira toda a fé do reverendo e ele deixa a cidade.

No entanto, não deixa a vida de Jamie que o encontra anos mais tarde. Os dois estão muito diferentes: Jamie está viciado em drogas e Jacobs está fazendo shows usando, adivinhe, a eletricidade. Esse reencontro sela o destino dos dois já que Jacobs ajuda Jamie que fica lhe devendo um grande favor. Favor esse que Jacobs irá cobrar anos mais tarde em um experimento que usa o que ele chama de “eletricidade secreta”.

Stephen King continua um excepcional contador de histórias. Revival não é um livro de terror e sim um drama que caminha para um suspense cada vez maior. A decadência de Jacobs depois de perder sua fé é impressionante. Os caminhos, as decisões, tudo isso ligado a uma obsessão dão muito peso ao livro. Ouso até dizer que ele é o personagem principal apesar do livro ser narrado em primeira pessoa por Jamie.

Além de Frankenstein, King homenageia Lovecraft mais na parte final do livro, citando inclusive o Necronomicon. Era para ser um final aterrorizante, mas não mexeu comigo como deveria. Parece que o King melhora cada vez mais na parte de aprofundamento dos personagens, mas no terror não me cativa mais. Não deixo de recomendar o livro por isso, mas já aviso que se espera sentir medo, se pensa em livros do King como sinônimo de medo, mude de ideia ao ler Revival. Você se envolve, torce e teme pelos personagens, como em muitos livros de Stephen King, mas em Revival, não sente medo.

NOTA:

04-selos-cabulosos

Ficou interessado (a)? Então compre o livro nos links abaixo:

Submarino
Amazon
Amazon (ebook)

Autor: Stephen King
Origem:
Estrangeira
Título original: Revival
Edição:
Editora:
 Suma de Letras
Ano: 2015
Páginas: 373
Skoob