[Notícia] Pedagogia do Oprimido está entre os 100 livros mais pedidos em universidades de língua inglesa

2

O Projeto Open Syllabus coletou mais de um milhão de programas de estudos de universidades dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia para identificar quais são os livros mais solicitados por elas em suas ementas.

Com esses dados foi feita uma lista com os 100 títulos mais pedidos pelas universidades de língua inglesa. Nela, só aparece um título brasileiro, em 99º lugar, com 1.021 citações em programas: Pedagogia do Oprimido, livro de Paulo Freire, publicado em 1968. Nessa posição, o livro ficou acima de clássicos como Moby DickDrácula.

Na área educacional, Pedagogia do Oprimido ocupou o segundo lugar entre as obras mais pedidas, ficando abaixo apenas de Teaching for Quality Learning in University: What the Student Does, de John Biggs.

pedagogia

Cerca de 20 outras obras de Paulo Freire aparecem na lista, embora menos citadas, como Política e Educação, com 47 citações.

Outros autores brasileiros que apareceram nessa pesquisa, embora com mesmo frequência, foram Machado de Assis, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos e Guimarães Rosa.

Via G1