[Mangá] O Cão de Caça e outras Histórias – H.P. Lovecraft

0

Lovecraft é um nome famoso no meio literário. Mesmo se não o leu, deve reconhecer seu nome e trabalho: o horror. O horror cósmico de Lovecraft serviu de inspiração para vários escritores contemporâneos assim como diversas adaptações. É de uma delas que iremos discorrer aqui, um mangá adaptando três contos de Lovecraft com adaptação e traços de Gou Tanabe.

cão de caça

O Templo

Um submarino alemão afunda um cargueiro britânico. O corpo de um dos tripulantes do cargueiro fica preso no tombadilho. O rosto do britânico carrega uma expressão de puro terror. Antes de o jogarem no mar o tenente encontra no bolso uma estatueta e fica com ela. Logo em seguida uma explosão misteriosa acontece impedindo o submarino de continuar. Mortes e coisas estranhas começam a acontecer com a tripulação alemã.

o templo

Quem já leu Lovecraft sabe que muitas das suas histórias são em formato de relatos, cartas ou manuscritos. Esse é o caso de O Templo que é narrado pelo capitão do submarino, o alemão Karl Heinrich. Outra característica que vemos nesse conto é que não tem um ponto final definitivo. O horror permanece em aberto sem sabermos o destino final do personagem da trama.

Cão de Caça

Dois amigos entediados com o mundo começam a praticar uma aventura um tanto sinistra: arrombam túmulos. Normalmente túmulos antigos que carregam a história de seu dono. Ficam sabendo de um homem enterrado há cinco séculos na Holanda que também era um arrombador de túmulos. Empolgados, partem para a nova aventura. Quando abrem o túmulo já percebem algo de errado: o corpo não tem a aparência de estar enterrado há 500 anos, parece muito mais recente. Ao lado do corpo encontram uma peça de jade e a levam consigo como souvenir. Porém a peça carrega uma maldição…

cão

O conto que dá nome a coletânea é o maior e mais sinistro. Ele cita o Necronomicon, o famoso livro fictício presente em muitas obras de Lovecraft que tem na capa um rosto em agonia que dizem ser feito de pele humana. Normalmente quando o livro está presente e quando um dos personagens tem grande interesse em suas histórias e rituais você já pode esperar muitas coisas horríveis acontecendo.

A Cidade sem Nome

Um homem finalmente encontra a Cidade sem Nome com a qual Abdul Alhazred, suposto autor do Necronomicon sonhou. São ruínas muito antigas, mais do que qualquer outra e elas mostram uma civilização bem avançada. As pessoas têm medo do local e dizem que a cidade é amaldiçoada. O homem logo descobre o motivo.

cidade

“Não está morto o que pode eternamente jazer, e após eras estranhas, até a morte pode morrer”

As palavras de Abdul Alhazred após sonhar com a cidade ganham significado no final dessa história. Foi o conto que mais gostei e fiquei com vontade de lê-lo na íntegra. Uma desvantagem de ter Lovecraft em mangá é que sua imaginação é limitada. Lendo os contos você consegue imaginar criaturas e locais horríveis descritos minuciosamente por Lovecraf, mas nesse caso você fica com a imagem que Gou Tanabe viu ao ler a história e a sua imaginação é sempre mais poderosa que uma imagem. Isso, claro, não tira méritos da obra. Acredito que seja ótima para iniciantes em Lovecraft e que depois podem procurar os contos originais e ir além para descobrir mais horrores cósmicos.

Considerações Técnicas

O Cão de Caça e outras Histórias é um volume único que veio com orelhas e tem  um total de 170 páginas. Apesar de ter uma qualidade superior o valor de R$ 21,90 pode assustar. Recomendo, porém, para os fãs de Lovecraft e para quem nunca leu o autor, mas deseja conhecê-lo.

capa aberta

NOTA:

05-selos-cabulosos

Nome:  O Cão de Caça e Outras Histórias, The Hound, H.P.Lovecraft’s The Hound and Other Stories, Lovecraft Kessakushuu, The Temple, The Nameless City, Na mo naki Miyako, Shinden, 魔犬 ラヴクラフト傑作集
Publicado por: Editora JBC
Valor: R$ 21,90 – Volume único
Páginas: 170
Distribuição: Nacional
Publicado (no Japão): 2009 ~ 2014
Autor: H.P. Lovecraft (histórias), Gou Tanabe (adaptação e arte)
Gêneros: Fantasia, Histórico, Horror
Myanimelist