[Coluna] Stanley Parable – Um jogo que ri de você, da humanidade e dele mesmo

4

Fiquei na dúvida se escrevia sobre esse jogo porque na verdade ele não possui uma história, possui várias e quem escolhe como fazê-las é o jogador, mas a crítica que o jogo traz é tão interessante que resolvi falar sobre.

A História

Esta é a história de um rapaz chamado Stanley. Stanley trabalha para uma companhia num grande prédio onde ele é o empregado número 427. O trabalho do empregado número 427 é simples – ele senta na sua mesa na sala 427, e aperta teclas no teclado. Ordens são dadas por um monitor na sua mesa, mostrando-lhe quais teclas apertar, por quanto tempo apertá-las, em que ordem. Isso é o que o empregado 427 faz todo dia de todo mês de todo ano, e apesar dos outros acharem o trabalho muito ruim, Stanley adorava cada momento em que as ordens vinham, como se tivesse sido feito exatamente para esse trabalho. E Stanley era feliz…

A história de Stanley Parable é dita por um narrador. Além de Stanley, ele é a única pessoa com quem você tem contato no jogo todo e por contato eu digo somente a sua voz. Ele narra o que Stanley pensa, faz, sente. Stanley se vê em um dia atípico quando todos os seus colegas de trabalho desaparecem e agora ele quer descobrir o que aconteceu.

O narrador narra cada passo que Stanley dá e lhe diz o que fazer. Então, chegamos a primeira escolha de todas as histórias.

Stanley04

Um jogo. Vinte finais.

Isso mesmo. Tem pelo menos 20 formas de você terminar Stanley Parable. Digo pelo menos, porque vendo na internet foram esses os finais encontrados. E alguns são beeem bizarros. Há um final, por exemplo, onde você tem que apertar um botão por quatro horas. Isso mesmo, passar 4 horas apertando um botão… mas espera, isso lembra a história do próprio Stanley! Essa é a grande sacada do jogo: a repetição em nossas vidas, como nos deixamos levar por coisas tão banais. Como seguimos um roteiro (olha o papel do narrador aí) mesmo que não seja aquilo que realmente queremos fazer.

Nesse jogo você pode seguir o narrador ou ser rebelde e deixá-lo nervoso, porque sim, o narrador fica nervoso, triste, frustrado e além de tudo é irônico, muito irônico. O jogo em si é muito simples, você só anda e segue (ou não) as instruções do narrador, procurando uma forma de escapar da repetição. Você pode terminar Stanley Parable em um só dia. Um jogo bem curto, mas deveras divertido.

Pontos Positivos:

  • Excelente história
  • Contém crítica a nossa sociedade
  • Com um humor negro e irônico

Pontos negativos

  • Como os finais são logo explorados, é um jogo que raramente você jogará novamente.

The Stanley Parable
Nota no metacritic: 88/100
Plataformas: PC, MAC, Linux
Desenvolvido por: Galactic Cafe
Gêneros: Primeira pessoa, aventura, 3D
Tema: Moderno