[Resenha] Teus pés toco na sombra e outros poemas inéditos – Pablo Neruda

0

Recebi o livro Teus pés toco na sombra e outros poemas inéditos como cortesia da José Olympio Editora e confesso que é difícil pôr em palavras as sensações que os versos de Pablo Neruda me fazem sentir… Essa linda edição bilíngue traz uma coletânea de vinte e um apaixonantes poemas, que retratam o amor de maneira única, que só Pablito poderia descrever…

“Matilde, com os beijos que aprendi de tua boca
meus lábios aprenderam a conhecer o fogo.”

O livro é uma ode à sua terra, com versos profundos, pungentes, recobertos com uma ‘casca’ de saudosismo, orgulho e naturalismo, que fazem o leitor visualizar os detalhes contidos nas palavras do autor…

“Cordilheiras,
nevadas,
Andes
brancos,
paredes
de minha pátria,
quanto
silêncio
rodeia
a vontade, as lutas
de meu povo.
Acima as montanhas
prateadas,
embaixo o trovão verde
do oceano.”

Neruda era um poeta a frente de seu tempo. Deixou inúmeros escritos, dentre eles os versos que compões este livro. A inspiração de Neruda o levou a escrever alguns deles inclusive em cardápios, e nós é quem nos banqueteamos com eles… Além de poemas de amor, encontramos poemas que exaltam sua pátria, poemas que falam de trabalho, cotidiano e críticas subjetivas.

Ganhador do prêmio nobel de 1971, dois anos antes de sua morte, aos 69 anos, Pablo Neruda é um poeta que todos deveriam ler, pois a beleza que emprega nas palavras é tão profunda que enaltece nossos sentimentos mais modestos…

Teus pés toco na sombra é um compilado de textos encontrados datilografados ou escritos à mão, datando de meados da década de 1950 até pouco antes de sua morte. Ao fim do livro, há um capítulo destinado à Notas sobre cada um dos poemas expostos ao longo da obra… E para o deleite final, as últimas páginas do livro trazem imagens dos textos originais, escritos à próprio punho do autor.

“e caminho, cadencio meus passos por meu desvario”

Teus pés toco na sombra é uma leitura sensível, que desperta a alma de quem o lê de maneira apaixonante… Para ser sorvido aos poucos, como um bom vinho, lido em silêncio ou em voz alta, ou declamado para o vento de um fim de tarde…

NOTA:

05-selos-cabulosos

Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:

Amazon
Submarino

Autor: Pablo Neruda
Origem:
Estrangeira
Edição: Edição Bilíngue
Editora:
José Olympio
Ano: 2015
Páginas: 144
Skoob