[Notícia] Autora Svetlana Alexievich ganha Prêmio Nobel de Literatura

0

A escritora e jornalista bielorrussa Svetlana Alexievich ganhou o Prêmio Nobel de Literatura nesta quinta-feira, 08 de outubro. Ao anunciar a notícia, a Academia Sueca disse que ela foi recompensada “por seus escritos polifônicos, um monumento ao sofrimento e coragem em nosso tempo”.

A autora é a 14ª mulher a ganhar esse prêmio, a última foi Alice Munro em 2013.

Alexievich escreveu contos, peças e dissertações, mas é mais conhecida por sua prosa sobre sobreviventes da Segunda Guerra Mundial e a ocupação soviética no Afeganistão. Sara Danius, secretária da Academia Sueca disse:

“Nos últimos 30 ou 40 anos, ela esteve ocupada mapeando os indivíduos soviéticos e pós-soviéticos, mas não é realmente uma história sobre fatos. É uma história de emoções – o que ela está nos oferecendo é um mundo emocional, esses diversos eventos históricos que ela cobre em seus vários livros, por exemplo o desastre de Chernobyl, a guerra soviética no Afeganistão, eles são pretextos para explorar o indivíduo soviético e pós soviético.”

Danius disse ainda que War’s Unwomanly Face (Rostos “Desfeminilizados” da Guerra), primeiro livro da Svetlana Alexievich, permite que você realmente se aproxime de cada indivíduo.

Ainda não há nenhum livro da autora publicado no Brasil.

Via EW