[Coluna] Nostalgia ou Que saudade da Divina Comédia! Nightcrawler’s Inferno!!!

0

Fala Galera!!!

Acredito que na coluna de hoje devo algumas, talvez muitas, explicações.

O Era uma vez Rapidinho sobre A Divina Comédia não parece fazer muito sentido… e não faz mesmo.  Não estou aqui para falar sobre essa obra que inspirou ou conduziu tantas obras na cultura pop, incluindo “A Divina Comédia” dos Mutantes, que é uma banda que merece muito estar em uma Tirando da Letra… mas me perco novamente.

Também não vou falar de “Inferno” do Dan Brown. Bom, ágil e divertido… mas muito longo para essa coluna e eu não vou tirar a oportunidade do Lucien se render e falar sobre esse excelente livro.

Vim aqui falar da obra que colocou o Inferno na minha cabeça aos 7 ou 8 anos de idade: Nightcrawler’s Inferno!!

Publicada na revista Superaventuras Marvel no início da década de 80, eu criança já tinha abandonado Disney / Maurício de Souza e abraçado o universo Marvel (a DC só foi me alcançar muitos anos depois) e me deparei com uma história envolvendo X-Men e Doutor Estranho.  Doutor Estranho sempre foi um dos meus personagens favoritos e tem uma função primordial nessa história.  Em busca da salvação da alma do Noturno, os heróis descem aos diferentes círculos do Inferno de Dante em uma trama eletrizante.  Nunca me esqueci e continuei procurando material sobre Dante até hoje.  Essa história tem menos de 40 páginas e, agora sim, “cabe” nessa coluna.

john-romita-jr--uncanny-x-men-annual-no-4-headshot-nightcrawler_i-G-51-5126-TSYEG00ZAgora a relação com o mercado digital: Sempre sonhei em reler essa história e nunca consegui.  Não é uma Graphic Novel que inspire uma republicação, edição muito antiga, comum e ainda em formatinho.  Deixei minha esperança ao atravessar os rios da lembrança até encontrá-la em formato digital na Amazon esse ano.  Ela se encontra no X-men Annual 4 de 1980. Gostou? Aqui óh!

Abraços e até a próxima rapidinha…

Rodrigo Fernandes