[Resenha] Sobre a Escrita do Stephen King

6

Quem gosta de escrever e sonha em ser escritor sempre se perguntou: e aquele escritor famoso que admiro, como será que ele conseguiu? Qual é a fórmula dele para escrever tão bem?

Stephen King tenta solucionar essas e outras dúvidas no livro “Sobre a Escrita”. Tenta porque na verdade não existe uma fórmula mágica e sim prática, muita prática e claro, muita leitura (se você é daqueles que pensa que pra escrever não é necessário ler, está muito enganado!).

O livro é dividido em 3 partes. Na primeira, o que King chama de Currículo ele conta fatos de sua vida que possam ter influenciado em sua carreira como escritor, acontecimentos que o levaram a trabalhar com a escrita. Desde sua infância até a faculdade King conta vários casos pessoais deveras interessantes que nos mostram sua formação como escritor.

A segunda e maior parte é com relação a escrita. Ele fala de praticamente tudo de forma rápida e sucinta. As ferramentas necessárias para a escrita, como a gramática, por exemplo, que você pode adquirir lendo bastante. Criação de diálogos, personagens e até seus próprios métodos para escrever, King explica tudo de forma divertida. Não se desespere pensando que é um livro didático, é algo muito fácil e rápido de ler.

A terceira parte conta mais de sua vida pessoal, especificamente do famoso acidente que quase levou a vida do escritor. Tanto para quem é fã e tanto para quem ainda não é, essa é uma narrativa bem interessante. Já sabia desse acidente (King faz relação a ele diversas vezes em outros livros), mas não sabia detalhes e aqui eles são narrados já que o atropelamento aconteceu no período em que King escrevia Sobre a Escrita.

É claro que todas as dicas e ensinamentos que King passa dependem muito de cada pessoa, de cada escritor. Ele mesmo alerta sobre isso: não existe um livro de regras para quem quer se tornar escritor. Você pode tentar do jeito dele, mas se não der certo não significa que já pode desistir, cada escritor escreve de uma maneira e de uma forma muito pessoal.

“A escrita não é pra fazer dinheiro, ficar famoso, transar ou fazer amigos. No fim das contas, a escrita é para enriquecer a vida daqueles que leem seu trabalho, e também para enriquecer sua vida. A escrita serve para despertar, melhorar e superar. Para ficar feliz, ok? Ficar feliz.” – Pág. 229

Nas últimas páginas King faz uma lista dos melhores livros que leu durante os últimos anos (lembrando que o livro foi publicado lá fora em 2000). Dentre os que citou estão alguns bem famosos como Harry Potter, O Homem que não Amava as Mulheres, O Senhor das Moscas, etc.

Se você tem o sonho de se tornar escritor, leia Sobre a Escrita. Se já escreve, leia também! Só vai ter a acrescentar.

NOTA:

05-selos-cabulosos

Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:

Amazon
Amazon(ebook)

Submarino

Autor: Stephen King
Origem:
Estrangeira
Título original:
On Writing
Edição:

Editora:
Suma de Letras
Ano: 2015
Páginas: 255
Skoob