Quem gosta de escrever e sonha em ser escritor sempre se perguntou: e aquele escritor famoso que admiro, como será que ele conseguiu? Qual é a fórmula dele para escrever tão bem?
Stephen King tenta solucionar essas e outras dúvidas no livro “Sobre a Escrita”. Tenta porque na verdade não existe uma fórmula mágica e sim prática, muita prática e claro, muita leitura (se você é daqueles que pensa que pra escrever não é necessário ler, está muito enganado!).
O livro é dividido em 3 partes. Na primeira, o que King chama de Currículo ele conta fatos de sua vida que possam ter influenciado em sua carreira como escritor, acontecimentos que o levaram a trabalhar com a escrita. Desde sua infância até a faculdade King conta vários casos pessoais deveras interessantes que nos mostram sua formação como escritor.
A segunda e maior parte é com relação a escrita. Ele fala de praticamente tudo de forma rápida e sucinta. As ferramentas necessárias para a escrita, como a gramática, por exemplo, que você pode adquirir lendo bastante. Criação de diálogos, personagens e até seus próprios métodos para escrever, King explica tudo de forma divertida. Não se desespere pensando que é um livro didático, é algo muito fácil e rápido de ler.
A terceira parte conta mais de sua vida pessoal, especificamente do famoso acidente que quase levou a vida do escritor. Tanto para quem é fã e tanto para quem ainda não é, essa é uma narrativa bem interessante. Já sabia desse acidente (King faz relação a ele diversas vezes em outros livros), mas não sabia detalhes e aqui eles são narrados já que o atropelamento aconteceu no período em que King escrevia Sobre a Escrita.
É claro que todas as dicas e ensinamentos que King passa dependem muito de cada pessoa, de cada escritor. Ele mesmo alerta sobre isso: não existe um livro de regras para quem quer se tornar escritor. Você pode tentar do jeito dele, mas se não der certo não significa que já pode desistir, cada escritor escreve de uma maneira e de uma forma muito pessoal.
“A escrita não é pra fazer dinheiro, ficar famoso, transar ou fazer amigos. No fim das contas, a escrita é para enriquecer a vida daqueles que leem seu trabalho, e também para enriquecer sua vida. A escrita serve para despertar, melhorar e superar. Para ficar feliz, ok? Ficar feliz.” – Pág. 229
Nas últimas páginas King faz uma lista dos melhores livros que leu durante os últimos anos (lembrando que o livro foi publicado lá fora em 2000). Dentre os que citou estão alguns bem famosos como Harry Potter, O Homem que não Amava as Mulheres, O Senhor das Moscas, etc.
Se você tem o sonho de se tornar escritor, leia Sobre a Escrita. Se já escreve, leia também! Só vai ter a acrescentar.
NOTA:
Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:
Amazon
Amazon(ebook)
Submarino
Autor: Stephen King
Origem: Estrangeira
Título original: On Writing
Edição: 1ª
Editora: Suma de Letras
Ano: 2015
Páginas: 255
Skoob


![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


