[Resenha] Escuridão Total sem Estrelas – Stephen King

9

O primeiro contato com Escuridão Total sem Estrelas foi com “A Good Marriage” ou “Um bom casamento” que foi adaptado para o cinema. Esse é um conto presente nesse livro, além de outros três.

1922

Esse conto que se passa na data do título conta a história de um fazendeiro que tem um desentendimento com sua esposa. A mesma herdou 100 acres dos pais e deseja vendê-los para uma empresa que pretende criar um matadouro de porcos no local. Além de vender a terra, ela pretende se mudar para a cidade. O marido é completamente contra e se vê em uma “saia justa”. Se não vender sua parte da terra como a sua esposa, ele será obrigado a viver ao lado de um matadouro o que não será nada agradável e se vender se mudará para a cidade e deixará seu amado campo. Para resolver esse dilema ele resolve matar a esposa.

Esse é um daqueles contos do King que é praticamente uma narração do comum. Não que matar a esposa seja algo comum, mas não é nada sobrenatural. O conto tem por volta de 150 páginas e até a página 100 não há nenhum toque sobrenatural e quando ele acontece, ficamos na dúvida se é real o que me lembrou muito da maneira de Poe escrever seus contos que usa a questão de paranóia com muita frequência.

O Gigante no Volante

Uma autora de histórias de senhoras detetives é chamada para palestrar na biblioteca de uma cidade próxima. Depois da palestra, a bibliotecária passa um atalho para que Tess possa retornar para casa. Usando o atalho Tess se depara com tábuas e pregos, seu pneu é danificado e lá ela encontra o Gigante no Volante.

Esse foi meu conto favorito. Ele toca em um ponto muito sensível: o estupro. Como uma mulher lida com ele e mais importante como a sociedade lida. King usa bastante a questão de “tem certeza de que você não o provocou?” que infelizmente acontece bastante. Mesmo sendo escrito por um homem, gostei muito de como ele tratou o tema e achei totalmente plausível. Me identifiquei com Tess e esse é um dos grandes motivos que me fez gostar tanto da história.

Extensão Justa

Streeter tem câncer e irá morrer em breve. Um dia passando em uma extensão de avenida ele encontra uma barraca de venda que não parece ter nada à venda. Ele se aproxima do homem que diz vender extensões. Oferece a Streeter uma “extensão de vida” e tudo que ele precisa fazer é dizer o nome da pessoa que ele mais odeia.

Esse é o conto mais curto do livro e um dos mais interessantes pela questão de bem e mal. Quem venceu? Foi realmente uma Extensão Justa?

Um Bom Casamento

Darcy é casada com Bob há 27 anos. Ela sabe que não conhece tudo do marido, mas pensa que conhece o suficiente. Isso muda quando descobre documentos de mulheres mortas em um esconderijo do marido.

Um conto bem interessante que nos faz pensar se realmente conhecemos as pessoas que amamos. É claro que é muito difícil de seu marido/esposa ser um assassino (será?), mas todos temos segredos que preferimos não revelar nem pela pessoa mais íntima.

Assisti a adaptação antes de ver o conto e achei que foi um bom filme. Pegou os acontecimentos principais e principalmente a tensão presente no conto. Deixo o trailer e a indicação do filme.

São todos contos muito bons e tive meu favorito como citei, mas nenhum que desgostei. A edição da Suma está bem bonita com o livro completamente preto, inclusive as lombadas. Mais uma coletânea de contos recomendadíssima de Stephen King.

12033584_1059528487412469_1522596714_n

NOTA:

05-selos-cabulosos

Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:

Amazon
Amazon(ebook)

Submarino

Autor: Stephen King
Origem:
Estrangeira
Título original:
Full Dark, No Stars
Edição:

Editora:
Suma de Letras
Ano: 2015
Páginas: 392
Skoob