[Coluna] Tentando até dar certo

0

Fala galera,

Espero que todos tenham curtido a novidade da semana passada com o novo cast Cabuloso. Para quem segue a coluna, vários dos nomes que menciono já não eram novidade.  O link para o cast está ali em cima, então não deixe de nos dar suas opiniões, sugestões e indicações no tema que tenhamos deixado passar, assim como sua aposta para o real significado do tema do segundo cast. Está tudo lá.

Bem rapidinho…

Pode até parecer que o tema de hoje tem a ver com a criação do cast, pelo título, mas não estão ligados.  Vi recentemente reclamações de que determinados livros digitais estavam indisponíveis. O livro digital teria “esgotado”.  “Ancillary Justice” é um título que está nessa situação, na Amazon, e foi discutido no grupo recentemente.  Tenho percebido que isso é bem frequente, mas por quê?

Um livro digital pode “desaparecer” das lojas por diferentes motivos: divergências editoriais – o autor pode trocar de editora e esta retira suas obras do catálogo; outros planos para a obra como uma versão estendida ou a inclusão em uma compilação; divergências com a própria loja e suas políticas em si.  Evidentemente não está relacionada com o estoque, mas esse está longe de ser a única explicação.

Hoje, um dos meus contos favoritos se encontra nessa situação. Uma vez comprado, ele permanece em sua coleção, com isso eu ainda possuo a história.  O conto se chama “The Adventure of The Further Adventures of the Star Wanderer” de Jake Kerr, o mesmo de “Old Equation“.

Não tenho ideia do motivo pelo qual o conto foi tirado de catálogo, ou talvez tenha…  O conto é uma ácida crítica à cultura pop atual de franquias, reboots, remakes, spin offs e continuações.  Está voltada mais para a questão de cinema / séries, mas não é nada que não possa facilmente ser expandido para a literatura também.  Basicamente são as confusões de um diretor convidado para gravar o reboot, ou seria o remake, de uma franquia que ainda não foi lançada.  Com um desenvolvimento brilhante, Kerr cria as situações mais inusitadas no correr de suas poucas páginas (12 no total).  Recomendo fortemente.  Mesmo desaparecida das lojas virtuais, o autor nos oferece essa pérola, de graça, em seu site, bem aqui nesse link.

 

Abraços ligeiros e vejo vocês semana que vem,

Rodrigo Fernandes