[Coluna] Concursos Literários – Outubro/2015

0

Olá, galerinha cabulosa! Outubro é o mês das crianças! Mês de doce na mão, brinquedos pelo chão e lambança de criança de montão. Tem feriado, tem viagem, tem dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, tem procissão, tem pirulito, balas, Cosme e Damião! E, adivinha? Tem concursos literários saindo pelo ladrão.

Para as Crianças:

Se até um dia desses, você ainda ganhava presente de dia das crianças, não deixe de participar do

I CONCURSO DE MINICONTOS “JOVENS ESCRITORES, GRANDES HISTÓRIAS” – Portal da Escrita.

Além de ser muito gostoso escrever minicontos, é muito legal ter concursos específicos para jovens escritores, no caso, escritores de 12 a 26 anos. Sou totalmente a favor deste tipo de iniciativa. O regulamento é bastante simples, a história deve ter no máximo 1.000 caracteres, é bem tranquilo.

A única falha, na minha opinião (na verdade foi minha filha que levantou a lebre) é a premiação entre todos os concorrentes. Prefiro os concursos que premiam por faixa etária, é mais justo; mas ainda assim, é uma bela iniciativa. Além disso, é a 1ª edição do concurso, quem sabe eles vão aprimorando com o tempo, né?

Se você não é mais criança, mas gosta muito de crianças, tanto que escreve para elas, participe do Concurso Nacional de Literatura Infantojuvenil 2015 – Ponta Grossa. Eu, particularmente, gosto dos concursos do Paraná. Eles são bem tradicionais, já evoluíram bastante, sabem bem o modus operandi da coisa. Me agradam bastante. Com o tempo vou falando deles aqui na coluna (falei do FEMUP na coluna de Agosto).

Neste caso de Ponta Grossa, mencionei o concurso de Literatura Infantojuvenil, mas esse concurso premia também outras categorias: Conto, Crônicas e Poesia. Quem quiser dar uma olhadinha nas outras categorias, fique à vontade! Apenas não se esqueça, quem acompanha a coluna já sabe, estes concursos promovidos por órgãos públicos tem editais bem mais complexos e detalhados que os concursos de sites, revistas e outras entidades privadas.

Isto é próprio da sua natureza, já que tem que prestar contas do dim-dim do contribuinte (sim, tem prêmio em dinheiro!), além de outras questões técnicas e jurídicas. Então nem adianta reclamar, leia o regulamento/edital com bastante calma e atenção! E boa sorte!

Só para Adultos:

Você já passou da fase de ganhar presentes, e agora dá presentes no dia das crianças? Ótimo, então estes concursos são pra você!

Cabuloso, cabulosa; você leu a coluna de agosto? Começou a escrever seus poemas? Então participe do 14º Prêmio Literário Livraria Asabeça 2015! Acompanho este concurso há bons anos, mas apenas agora, fazendo a coluna, vi que a edição de 2015 é

de Poesia. Que legal! É raro ver concursos de livros inéditos de Poesia, ainda mais premiando com a edição publicada do seu livro. Já imaginou? Aproveite!

E para terminar, já que a coluna veio numa crescente, dos jovens escritores iniciantes com seus primeiros textos, chegamos à brincadeira de gente grande: O Casa de las Americas é para quem já publicou seu livro e quer ver o desempenho dele não só no mercado, mas também no meio literário, através de julgamento de seus pares. Não é bolinho, não!

O prêmio é a edição de seu livro em espanhol, 10.000 exemplares! Show, né? O único ponto a considerar é… este ano o certame é para livros de não ficção. Que pena! Mas, tudo bem. Na verdade incluí este concurso aqui para deixá-lo com água na boca, e ver como os concursos embarcam todas as etapas da vida de um escritor. Isso sem falar em prêmios maiores, como o Portugal Telecom e o Jabuti!

E aí? Dá vontade de participar, não?

Então o que está esperando, criatura? Vai escrever!

Abraços e até a próxima!

Jonas Daggadol