[Resenha] O Príncipe de Westeros e outras histórias

4

Não. Apesar de levar o título de “O Príncipe de Westeros” e ter em letras garrafais o nome de George R. R. Martin, esse livro não é só mais uma história de George Martin no continente de Westeros. Aqui, apesar de escrever a introdução e o último conto desse exemplar (que conta com 10 contos), ele é apenas o organizador dessa maravilhosa obra. O livro no original se chama Rogues e isso não é à toa, afinal de contas a proposta do livro é levar aos seus leitores, experiências sobre personagens canalhas. Sim, patifes, traidores, ludibriadores, falsários e por aí. Todos aqueles personagens que nós sabemos não valer nada, mas por quais nos apaixonamos perdidamente. Alguns podem ser vilões, outros heróis; outros nada disso.

No original o livro conta com 21 contos no total. Na edição da Saída de Emergência Brasil, temos apenas 10 desses 21 e ainda sim o livro é bem extenso. Coisa de 480 páginas, grosso, com uma capa espetacular, toda bem trabalhada em suas cores e em alto relevo – o que achei o ponto alto do trabalho de edição.

Entre os tradutores, temos o nosso querido autor nacional Eric Novello, autor de obras como “Neon Azul” e “Exorcismos, amores e uma dose de blues”, responsável pela tradução do conto que abre a antologia, que é também de outro autor que todo mundo conhece e admira: Neil Gaiman, o premiado autor de Sandman e Coraline.

Pegando o gancho anterior, o conto de Neil Gaiman se passa no mesmo universo de seu livro “Lugar Nenhum”. O conto “Como o Marquês recuperou seu casaco” não é lá dos meus preferidos dessa antologia, mas é divertido de se ler. O seguinte conto é um dos meus preferidos: “Proveniência” do autor David W. Ball é uma ficção histórica sobre uma famosa pintura de Caravaggio que esteve desaparecida por anos. O conto narra a trajetória dessa famosa obra de arte através dos séculos, passando tanto pelas mãos de pessoas proeminentes, como pelas mãos de patifes, até chegarmos ao ponto onde sua história está sendo contada. Em seguida, temos o conto da autora de “Garota exemplar”, Gillian Flynn, o chamado “Qual é a sua profissão?”, que particularmente é um dos meus favoritos. Essa é uma história onde a autora levou a sério a missão de nos apresentar um patife. Levou tão a sério, que a própria autora que é a maior canalha desse conto! Ha-Ha. Quem leu, sabe do que eu estou falando.

Temos ainda o conto steampunk de Scott Lynch, uma fantasia épica com Phyllis Eisenstein, tratando de problemas sociais da nossa própria sociedade de uma maneira muito sutil, bem como contos bem populares, como o “Em cartaz” e até uma história de detetive. Esse é o tipo de antologia que agrada a todos os fãs e públicos da ficção especulativa. E foi essa diversidade o que mais me agradou.

Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:

Submarino
Amazon
Amazon (e-book)

NOTA:

05-selos-cabulosos

Principe_de_WesterosTítulo: O Príncipe de Westeros e Outras Histórias
Título Original: Rogues
Organizadores: George R. R. Martin e Gardner Dozois
Edição:

Editora:
Saída de Emergência
ISBN: 9788567296364
Ano: 2015
Páginas: 480
Skoob