[Resenha] O Álbum | Timothy Lewis | Novo Conceito

0

O Álbum” é um dos lançamentos do ano de 2015 da Editora Novo Conceito.

Escrito por Timothy Lewis (escritor, poeta, professor de Escrita Criativa, locutor, compositor e ator), o romance é inspirado na história de amor e da forma de amar de seus tios avós.

Timothy encontrou alguns álbuns de fotografia com diversos cartões postais que continham lindos poemas de seu tio avô para sua esposa. Curioso, viu a relíquia que possuía e resolveu guardá-los, ansioso por escrever uma história que fizesse jus ao tesouro que agora possuía.

Passado alguns anos, ele finalmente encaixou as peças em sua mente e lançou o livro “O Álbum”, que conta a vida de um casal que tem muito a ensinar sobre relacionamentos e sobre o amar.

Os segredos para um relacionamento eterno

“O Álbum” conta a história de amor de Huck e Gabe Alexander, narrada por Adam, um negociante de objetos usados que ao vender a propriedade do casal encontra, ao acaso, alguns álbuns de fotografias repletos de cartões postais com poesias. Curioso, ele entra em contato com Yevette, a única pessoa no mundo que poderia responder às suas dúvidas.

“Alguns grandes romances que valem a pena contar nunca são contados, e os amantes saem de fininho pelas rachaduras da vida, marcadas pelo tempo, sendo substituídos pelo lixo do dia anterior.” (p. 05)

Huck é a filha mais nova de um casal de treze filhos e Gabe é o filho órfão de uma outra família.

A vida dos dois começa em meados dos anos de 1920, no Texas, onde os dois viviam. Ao acaso eles se conhecem e logo Gabe se vê apaixonado por Huck, uma professora que anseia por amor incondicional, por amor verdadeiro. O único problema é que ela é noiva de Clark Richards, um homem rico e possessivo, com tendências violentas.

“- Você é uma garota fascinante, Huck. Existe alguma coisa que não interesse a você?

– Mentes e corações fechados – ela respondeu pensativa.” (p. 74-75)

Outra características bem marcante da personalidade de Huck são suas atitudes bastante feministas para a época.

“- Pelo jeito, há visões contrárias a respeito do senso de modéstia de uma mulher.

– Mas que besteira – Huck respondeu. – A modéstia de uma mulher é assunto dela, a não ser que ela vá contra a lei.” (p. 77)

O próprio acaso se encarrega de envolvê-los novamente e após um episódio que poderia culminar no fim daquela história que estava desabrochando, finalmente os dois se envolvem.

Desde o dia do seu casamento, Gabe envia a Huck um cartão postal diferente todas às sextas-feiras. Mas, mais importante do que isso, é a própria vida e forma de viver dos dois: eles não têm uma fórmula mágica a ensinar ao mundo como ter um casamento bem sucedido e ser feliz, mas eles sabem como ser verdadeiros e se entregar um ao outro, como ninguém poderia fazer por eles.

A esperança de Adam, um homem divorciado e machucado pelo relacionamento anterior, é justamente aprender o segredo dos Alexanders.

“Não faz muito tempo que me perguntei se almas gêmeas evoluíam para se tornar amantes ou vice-versa. Uma resposta que considerei foi que a trilha que escolhemos para chegar ao topo da montanha não tinha importância, contanto que chegássemos lá. Mas eu estou achando que a própria jornada era fundamental. Não foi o romance o que salvou Huck e Gabe da Divisão Longa. Na verdade, o romance foi simplesmente um resultado externo da vontade que cada um tinha de sempre escolher um ao outro, em vez de serem guiados pelo egoísmo.” (p. 153)

E essa talvez seja, entre outras, a maior lição que Timothy Lewis queira nos mostrar, através de seus personagens.

Análise Crítica

11857504_1101610523202206_1021787524_nA Editora Novo Conceito fez um excelente trabalho ao inserir imagens dos cartões postais na obra. Eles são apresentados na introdução dos capítulos que contam a história de Huck e Gabe.

Os demais capítulos se passam entre 2004 e 2006 e contam a história de Adam e Yevette, enquanto ele busca conhecer a vida e segredos dos Alexanders e descobrir onde falhou em seu casamento e se pode voltar a ser feliz um dia.

O livro é curto, tem apenas 240 páginas. As folhas são amarelas, porém as letras são menores do que a maior parte dos livros desta mesma quantidade de páginas que atualmente são lançados. Isso, no entanto, não prejudica a obra.

O que dificulta um pouco a leitura e causa certa confusão é a forma de escrita do autor: de um parágrafo a outro, ele se foca em Huck ou em Gabe, o que para um leitor mais desatento pode dar um verdadeiro nó na cabeça, como se tivesse perdido parte da história. Nessas horas, é inevitável ter que voltar alguns parágrafos e tentar encontrar qual a lacuna que passou despercebida.

Não são utilizadas palavras difíceis de se compreender, porém alguns conceitos podem sim trazer confusão. É preciso, portanto, avançar na leitura para entender o que o autor queria passar com sua mensagem. No meio das frases é possível encontrar trechos memoráveis que valem a pena serem selecionados e destacados (meu exemplar, por exemplo, está com mais post its do que os demais que li esse ano! São passagens que simplesmente adorei e quero reler daqui a alguns anos.)

Por fim, a capa é linda! A imagem é marcante, o verso também é muito bonito. Ele possui duas abas, na frente com a sinopse da obra e atrás com uma minibiografia do autor.

Além disso, o título original é “Forever Friday” (Para sempre sexta-feira), o que se encaixaria perfeitamente no enredo! Pois, sim… “It’s Friday, We’re in love!”

Para quem já escreveu poesias há alguns anos atrás, apenas posso dizer uma coisa: a vida passa, os amores vão e vem, me arrependo de não ter mais minhas cartas arquivadas, mas aprendi (assim como Adam) que a vida sempre dá nova chance e se faz acontecer!

Nota

3 selinhos cabulosos pela poesia que embala a vida e desperta o amor! <3
3 selinhos cabulosos pela poesia que embala a vida e desperta o amor! <3

Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:

Não esqueça de adicionar o livro no Skoob

O_ALBUMNome: O Álbum – Toda sexta-feira, um cartão-postal. Toda sexta-feira, um poema. Toda sexta-feira, por 60 anos.
Autor: Timothy Lewis
Edição:

Editora:
Novo Conceito
ISBN: 9788581637365
Ano: 2015
Páginas: 240
Sinopse: O Álbum

Para Adam, negociante de objetos usados, a casa de Gabe Alexander é apenas uma propriedade que será esvaziada e vendida pelo maior lance. Entretanto, em meio às prateleiras repletas de relíquias, um álbum antigo atrai sua atenção. Nele há cartões-postais amarelados pelo tempo, escritos ao longo de 60 anos. Intrigado, Adam começa a lê-los: eles estão cheios de frases românticas e delicadas, as provas do amor incondicional entre Gabe e Pearl Alexander.
Gabe cuidava para que um cartão chegasse às mãos de Pearl todas as sextas-feiras. Cada um deles possui não apenas um poema, mas verdades preciosas sobre o cotidiano de um casal que viveu um sonho. A soma de todas essas verdades talvez responda perguntas que Adam se faz há muito tempo.