[Notícia] Encontrados textos inéditos de José de Alencar

0

Depois de encontrarem textos de autores internacionais como Harper Lee, Dr. Seuss e Fitzgerald, foi a vez do nosso José de Alencar.

Os nove textos, localizados pelo professor da UFSCAR Wilton Marques, não são completamente novos, pois foram publicados no jornal Correio Mercantil de 1851 a 1855, mas nunca foram editados em livros.

O texto mais antigo é uma resenha sobre o livro de poemas Dores e Flores, de Augusto Emilia Zaluar. Os outros oito textos são crônicas publicadas na seção Ao Correr da Pena que, com a permissão de Alencar, ficaram de fora da coletânea feita em 1874 e de todas as seguintes.

11880896_855745264522387_2119191111_n

Os textos podem ser lidos na Hemeroteca Digitalum site muito interessante que mostra facsímiles de 5 mil jornais e revistas desde o século XVIII. Muito bom para os pesquisadores e curiosos em geral!

Quanto ao motivo de essas crônicas terem ficado de fora, Lira Neto, autor de uma biografia sobre José de Alencar, afirmou que:

Não há prova de que Alencar tenha pedido para excluí-las, mas é possível que sim, já que mudou de opinião sobre o que disse nelas.

Outra hipótese é que os textos tenham se perdido pela dificuldade de pesquisa na época.

Via Folha de S. Paulo