[Coluna] Reaprender a ler

1

Uma das coisas mais curiosas que eu percebi depois de alguns anos escrevendo profissionalmente é que a leitura assume uma dimensão diferente.

Não é mais apenas lazer ou hobby. É uma atividade que complementa a escrita.

Você se pega prestando atenção no modo como o autor monta os diálogos, os tipos de expressões ou termos que usa, como descreve uma cena, um cenário, uma vestimenta, como emprega obviedade ou sutileza.

Enquanto autor, você deve se manter atento a todos os detalhes de autores do gênero que você segue. E não apenas dos que você gosta, mas também dos que não gosta: é importante saber o que fazer e o que não fazer.

Marcar páginas de livros se transforma em um hábito necessário. Alguns autores mantêm pequenos cadernos e blocos de notas para se lembrar de passagens, dicas, ou algo que aprendeu durante uma leitura.

Ser autodidata e aprender a aprimorar sua própria escrita a partir da leitura dos outros faz parte do seu engrandecimento enquanto autor.

Preste atenção não apenas na história e personagens, mas nas montagens dos parágrafos e composição do estilo.

  • Priscila Godoy

    Eu tenho prestado muita atenção na escrita de alguns autores e até mesmo na forma de narração das histórias. Antes, eu não tinha o hábito de ler qualquer tipi de livro e hoje em dia, além de ler tudo, procuro mais sobre o autor e como ele escreve. Acabo aprendendo bastante.