[Coluna] Filmes que amamos

7

Minha avó sempre me pergunta se eu não canso de assistir Harry Potter ou Dez Coisas que Eu Odeio Em Você ou qualquer outro filme que eu já tenha assistido mais de 30 vezes.

Mesmo quando a gente já sabe o que vai acontecer, quando já sabemos as falas de cor, assistimos sem cansar. Há filmes que não importa quantas vezes a gente já tenha visto, a surpresa, emoção, raiva, risadas (e a paixonite pelo filme), são as mesmas de quando você viu pela primeira vez.

Muitas vezes, temos até uma percepção diferente de cena quando assistimos mais de uma vez ou entendemos alguma coisa que perdemos (aquela cena que você olhou pro saco de pipoca todas as vezes e agora conseguiu olhar pra telinha). Conforme amadurecemos (talvez até prestamos mais atenção), acabamos percebendo de outra forma uma frase ou uma cena e revendo os filmes, acabamos nos identificando ou associando o tema com nossas vidas, e por que não, querer ter a vida do protagonista. Quem nunca quis ser Homem de Ferro após rever o filme mil vezes?

“Esse é meu filme!”

Rever os filmes também tem a ver com a familiaridade. Quem nunca gostou de rever um filme que tenha visto na infância ou adolescência e não canse de assistir devido às boas lembranças que o filme traz? Ou uma época boa da sua vida. Conectamos os filmes à nossa realidade, à saudade de algo, alguém ou anos.

E como não falar dos queridinhos? Aqueles que você assiste por ter um ator favorito, diretor e por que não, uma bela fotografia ou história que você ama?

A sensação de conforto e de saber que no fim vai terminar tudo bem (nem sempre, né?), nos faz assistir de novo e de novo. Não só isso, quando sabemos o que acontece, aproveitamos mais, afinal, estamos relaxados.

Dos filmes antigos aos mais recentes, não há como não gostar de rever, ao menos um. Sendo pela Internet (amém pelos sites online de graça ou pagos que podemos ver tudo a hora que dá! Imagina a conta da locadora??) ou seja por DVD que você compra mais barato nas lojas (culpada!!!), ou aquele que você demorou a baixar ou baixou logo após saiu…

O porquê, depende de cada um. Às vezes estamos a fim de ver algo novo, nos encantamos por algo que vem, por que não acrescentar mais um aos filmes que podemos rever no futuro?

A minha lista tem filmes como: Os Vingadores (os da Marvel, melhor, teorias para formular né!?!?), Sexta Feira Muito Louca, Star Wars, Indiana Jones, Louco Por Você, Labirinto – A Magia do Tempo, Os Goonies, O Jardim Secreto, A Princesinha, Blade Runner, O Rei Leão, Procurando Nemo, Detona Ralph, Gigantes de Aço, Seven – Os Sete Pecados Capitais e por aí vai…

Agora, me escreva, qual filme você sempre curte rever?

Trilha do texto de hoje: A praia – Cícero /Car Radio – twenty one pilots

  • Amanda Magliano

    Concordo em gênero, número e grau. Não me canso de ver vários filmes “do coração”, mesmo sabendo todas as falas de trás para frente rs

    Bjs

  • Alexandre Magalhães

    Realmente música,, literatura, cinema, HQs ( no meu caso) são uma viagem no tempo e na emoção! Marcam momentos, encontros e desencontros… Percebo que são experiências tão íntimas que vão de encontro ao senso comum de alguns filmes! Tenho na minha lista filmes que o vínculo emocional é forte Saltimbancos trapalhões, Superman O filme que foram a minha primeira experiência em uma sala de cinema! O tom de azul da roupa do Superman me transporta ao fascínio da infância. Ter visto Matrix sozinho no cinema explodiu a minha mente!
    Perceber que um filme toca no coração é um exercício de esperança onde você ainda pode se emocionar!
    Ótimo texto! Parabéns!

    • Priscila Godoy

      Sim. Como eacrevi aqui, filmes nos conectam com sentimentos e acabamos nos conhecendo um pouquinho mais. Não só filmes como livros, Hq, séries, animações e por ai vai. Obrigada pelo comentário!

  • Rafael Marques

    O filme que gosto bastante de assistir é o auto da compadecida.
    Filme com uma história simples.
    Sempre me apaixono quando vejo. Pela simplicidade dos personagens, por mostrar algo da realidade existente no país.
    Muito lindo, não canso de assistir.

    • Priscila Godoy

      Esse filme me remete ao meu irmão. Ele era apaixonado por ele quando criança. Queria ser ator e tudo, acabei gostando por causa dele. Por isso amo filmes, acabo me conectando com eles.

  • Nossa eu tenho uma lista enorme de filmes, salvo meus filmes preferidos no meu computador. Na minha lista tem: A Bela e A Fera, A Culpa é das Estrelas, Alice No País das Maravilhas, Branca de Neve e Os Sete Anões, Cartas Para Julieta, Como Se Fosse A Primeira Vez, Como Treinar o Seu Dragão, Crepúsculo, Dez Coisas que Eu Odeio Em Você, Dirty Dancing, Enrolados, Frozen, Grease. Harry Potter, High School Musical, Hotel Transilvânia, Jogos Vorazes, Juntos e Misturados, Mamma Mia, Mulan, O Diabo Veste Prada, O Rei Leão, Orgulho e Preconceito, Pocahontas, Simplesmente Acontece, Uma Linda Mulher e X-Men.
    Minha mãe fica louca quando fico falandoas frases dos personagens antes mesmos deles kkkkk
    Fazer o que sou apaixonada pelos filmes <3 :3

    • Priscila Godoy

      Nossa, adoro a maioria dos filmes que você citou hahahah eu tenho a maioria em DVD e muitas vezes eu sinto saudades dos filmes e acabo revendo. Acho que na identificação com o filme nos conhecemos um pouquinho mais. Obrigada pelo comentário e volte sempre!