Planetes Vol. 1 | Editora Panini

2

Makoto Yukimura começou a ser conhecido aqui no Brasil por Vinland Saga que atualmente se encontra no seu nono volume. Comecei a colecionar Vinland recentemente (em breve resenha) e por isso não posso dizer muito sobre o mangá, mas só com o primeiro volume de Planetes, que a Panini também trouxe para cá por causa do sucesso de Vinland Saga, já dá para perceber o motivo de ser chamado de um dos melhores seinen publicado no Brasil atualmente.

Como personagem principal temos Hachi, como é chamado pelos amigos. Ele é um lixeiro espacial, ou seja, ele recolhe satélites e outros detritos no espaço junto com o resto da tripulação: Yuri que entrou no ramo por causa de sua falecida esposa e a piloto da nave Fee.

A história se passa no ano de 2075 onde as fontes de energia na Terra se esgotaram e a solução foi explorar o espaço para extrair uma nova fonte. Assim sendo o mangá traz a tona temas bastante interessantes como a poluição no espaço agora que os humanos lá vivem, casos de pessoas que nasceram na base lunar e por causa da gravidade, são maiores do que a idade aparenta além de que não podem ir até a Terra onde seus corpos não aguentariam a gravidade 6x maior, além de grupos extremistas que usam o terrorismo para protestar contra a humanidade habitando e posteriormente destruindo o espaço, assim como fizeram no seu planeta de origem.

Planetes é um mangá muito humano. Trata de relações das pessoas vivendo no espaço, um lugar solitário por si só. Solidão, saudade e sonhos são muito bem retratados na obra.

planetes

Nesse primeiro volume os capítulos são de histórias fechadas, ou seja, cada capítulo inicia uma história que se finaliza ao fim do capítulo. São histórias envolventes que mostram cada vez mais um pouco sobre o futuro que a humanidade vive e até algumas engraçadas, como quando Fee que é fumante encontra grandes dificuldades de sustentar seu vício no espaço.

Considerações Técnicas

Planetes vale o que custa. No valor de R$ 18,90 ele vem com 16 páginas coloridas que podem ser encontradas tanto no início como no meio do mangá, orelhas, papel off-set e vem com um marca páginas.

planetes1

Considerações Finais

Já assistiu Gravidade? Gostou? Então pode comprar Planetes. Algumas das histórias lembram muito bem o clima angustiante de estar sozinho na imensidão do espaço.

planetes2

NOTA

 

05-selos-cabulosos

QUER COMPRAR?

Nome: Planetes, ΠΛΑΝΗΤΕΣ, Red Star/White Ball, プラネテス
Publicado por: Editora Panini
Valor: R$ 18,90 – Bimestral (Finalizado com 4 volumes)
Páginas: 238
Distribuição: Nacional
Publicado (no Japão): 2001 ~ 2004 (Morning)
Autor: Makoto Yukimura
Gêneros: Drama, Sci-fi, Espaço, Slice of Life, Psicológico, Seinen
Myanimelist