[Coluna] O Fantasma da Ópera e seus Ecos na Cultura Pop

5

O romance francês que inspirou um dos musicais mais famosos da Broadway e diversos filmes em breve também será adaptado como série de TV.

O romance gótico francês de Gaston Lerox, conta uma história que se passa em uma ópera de Paris e gira em torno do relacionamento entre a bailarina Christine, e Erik, um homem que tem o rosto completamente deformado e vive escondido no subterrâneo. Apesar da obra ser oficialmente catalogada como romance de mistério, esta transita entre muitos outros gêneros literários. Isto fica muito claro nas adaptações, que ao decorrer dos anos variaram entre focar no terror e ter a uma visão mais romântica, afinal, apesar de assustadora a história envolve muita música e um triangulo amoroso.

Capa da Edição francesa de 1920
Capa da Edição francesa de 1920

 

O Fantasma e a Música

Não é de se admirar que a maioria das adaptações do romance envolva música. Por se passar em uma ópera, este acaba sendo um dos principais elementos da história, que cita diversas peças do gênero e é um elemento do dia a dia dos principais personagens. Christine, a protagonista que é uma artista da Ópera, tinha um pai que era músico e a influenciou muito em sua infância. Erik, o fantasma é um assíduo frequentador dos espetáculos. O restante dos personagens, com exceção do Visconde Raul de Chagny, todos trabalham na ópera, seja como artistas ou funcionários.

 

O musical

É impossível lembrar-se da obra e não associa-la ao espetáculo da Broadway. Considerado a maior atração teatral de todos os tempos, o musical composto por Andrew Lloyd Webber, é o de mais tempo em cartaz em Nova York. Atualmente com 27 anos de exibição ininterrupta, é um símbolo do gênero e acaba fazendo parte da cultura da cidade como um símbolo dos musicais da Broadway. Este inspirou um filme lançado em 2004, e se infiltrou na cultura popular por meio de suas músicas mais famosas, que são homenageadas por vários artistas contemporâneos.

Além disso, foi com o surgimento do musical que consagrou-se o visual da máscara do fantasma cortada ao meio. Inicialmente cobrindo o rosto todo do ator, como descrito no livro, este modelo teve de ser alterado devido a problemas como o abafamento da voz do artista.

Mash-up com versões alternativas de músicas do show da Broadway pela violinista Lindsey Stirling
Especial de 25 anos do musical. No vídeo, Sierra Bogges divide o palco com quatro atores que já viveram o personagem do fantasma
Nem só de musical se vive

Em 2001, a banda de heavy metal norte americana Iced Earth, em seu álbum Horror Show, que foi inteiramente inspirado em filmes de terror, não deixou de prestar uma homenagem o Fantasma da Opera, com a faixa “The Phantom Opera Ghost”


Obras cinematográficas

O primeiro filme inspirado na obra a ser filmado é mudo e do ano de 1925. Mais voltado ao gênero horror, é um clássico onde a história foi contada de forma simples.

A representação visual do fantasma desmascarado nessa versão é uma das mais famosas
A representação visual do fantasma desmascarado nessa versão é uma das mais famosas

 

Até mascarado ele é assustador
Até mascarado ele é assustador

 

Para as crianças

A famosa franquia de bonecas Monster High se inspirou na obra para uma de suas personagens. Operetta é apresentada como filha do fantasma, e pelo visto herdou o lado musical de seu “pai”, já que é uma rockstar.

A boneca tem uma pequena máscara, parecida com a versão usada no musical
A boneca tem uma pequena máscara, parecida com a versão usada no musical

 

Além disso, o filme da franquia Scooby-Doo intitulado “Scooby-Doo e o Fantasma da Ópera”, provou mais uma vez que a história pode ser adaptada e funcionar também para o público infantil.

 

Série de TV

No final de 2014 foi anunciada pelo emissora ABC uma série de TV baseada no livro. Por enquanto não existem muitas informações sobre como será o desenvolvimento da adaptação, mas sabe-se a trama trará elementos musicais e será ambientada num cenário contemporâneo.

Esses foram apenas algumas das vezes em que o livro foi referenciado. Você lembra de mais alguma? Deixe nos comentários, e até a próxima!