[Coluna] Concursos Literários – Julho/2015

0

Falae, galerinha cabulosa! Aqui é o Jonas Daggadol com um texto bem interessante para os leitores-escritores-concurseiros da nossa querida coluna! Vamos falar sobre o concurso Brasil em Prosa promovido pela Amazon. Neste post vou contar como foi minha experiência em todo o processo para participar deste concurso. Se você pretende participar e tem dúvidas, se você já disponibilizou seu ebook, mas ficou com algum receio ou se você nem sabe do que estou falando, acompanhe o texto abaixo. Pode ser engraçado útil!

Brasil em Prosa?

Se você não sabe do que estou falando, dê uma olhada nesta matéria de O Globo para conhecer a proposta. Gostou? Quer participar? Dê uma olhada no regulamento do concurso em Brasil em Prosa.

Se você tem um conto com menos de 6.000 caracteres (considerando espaços) que não seja fanfic, horror, erótico ou infantil e que se enquadre nas demais poucas exigências do concurso… mãos à obra!

Você conhece a Amazon? Lê ebooks? Gosta de salsicha?

Como sou leitor habitual de eBooks e cliente costumeiro da Amazon, alguns fatores ficaram bem claros pra mim, desde o início. Talvez alguém fora deste universo tenha um pouco mais de dificuldade, mas nada que impeça a criação de um eBook bem feitinho, o qual não vai fazer feio no concurso e nas prateleiras virtuais da Amazon!

Se você não tem um Kindle (é o meu caso) e quer se familiarizar com os ebooks, uma boa ideia é baixar o software Kindle em seu smartphone, tablet, etc. É gratuito e pode ser encontrado facilmente para usuários Windows, Android e também para a galera da maçã.

A partir daí cadastre-se, compre, baixe, empreste, alugue, leia, faça o que quiser, mas conheça a Amazon e seus eBooks. Assim fica mais fácil para criar o seu (na minha humilde e sincera opinião).

Li o regulamento e tenho um bom conto para participar. E agora?

Agora meu amigo/minha amiga, se prepara. Dá um certo trabalhinho. Não é nada que vá te tirar o sono, mas pelo menos uma tarde de domingo vai custar.

Na página do concurso, em Como Publicar, tem alguns vídeos muito úteis e necessários para o bom entendimento da publicação do ebook. Vale a pena também dar uma checada no Youtube:

Para quem manja dos paranauenglish, veja o canal Amazon KDP. E sabendo o the books on the table ou não, veja a playlist KDP Brasil, onde temos os mesmos vídeos da página do concurso e mais alguns bem interessantes.

Outra coisa muito importante: baixe gratuitamente o eBook Preparando o seu livro para o Kindle. É recomendado na página do concurso e realmente ajuda muito na preparação do eBook. Além de já familiarizar aqueles que não conhecem a plataforma.

Agora que você já se informou bastante em relação aos meandros do concurso, mãos à obra!

Formatando o trem

Tanto no ebook “Preparando o seu livro para o Kindle” quanto nos vídeos, é bem claro o método de formatação do texto. A capa vamos deixar um pouco de lado agora, sobre o texto não tenho muito que dizer além de: siga detalhadamente o processo descrito.

Formatei o meu em pouco tempo, sem grandes problemas, seguindo o vídeo e o ebook. É tranquilo, ainda mais para quem está bem familiarizado com o Word. Para quem não está, aconselho o vídeo no Youtube, é um tutorial bem simples e objetivo.

Cadastrando-se no KDP!

De novo, o melhor a dizer é, acesse a opção Comece Agora (é a última opção) em Brasil em Prosa e siga o danado do procedimento deste vídeo no Youtube.

É meio trabalhoso, mas dói uma vez só. Depois você pode lançar todos os seus milhares de ebooks tranquilamente, sem mexer no cadastro, a não ser para alguma atualização de endereço, número de conta, etc.

No meu cadastro algumas telas estavam um pouco diferentes do que foi apresentado no vídeo, mas nada que impedisse o cadastramento. Aconselho ver o vídeo inteiro antes de se cadastrar.

Enfim, publicando seu livro!

E, finalmente, vamos para a publicação do livro. A cereja do bolo, depois desse trabalho todo!

De novo, verifique o vídeo que explica como funciona a publicação, inclusive a criação automática da capa, se for este o caso.

Não se esqueça de que o ebook é para o concurso, sendo assim tem que seguir algumas condições que estão no regulamento.

– cadastre seu livro no KDP Select.

– faça upload da capa ou utilize o botão Iniciar Criador de Capas.

– faça upload do arquivo com o texto.

– preencha os campos conforme o vídeo explicativo.

– use o pré-visualizador, gostei bastante desta ferramenta; simples, mas dá segurança para concluir toda a operação.

Terminei, e agora?

Ah, agora meu amigo cabuloso, o negócio é aguardar o tempo necessário para a tal revisão da Amazon, a qual pode levar até 48 horas. No meu caso levou menos de 24 horas.

Depois disso é só mostrar pra todo mundo (pai, mãe, namorado/a, filhos, facebook, twitter, torcida do flamengo, etc) e acompanhar o andamento do concurso.

Serão pré-selecionados 20 contos, em 22 de agosto. Destes sairão os 3 melhores, a serem divulgados uma semana depois.

É sentar, divulgar e torcer!

 

Caso queiram saber como ficou meu ebook concorrente, como diz o Lucien: “Link no post!”

Feliz Dia dos Pais

É só clicar para conhecer meu texto e a capa da ilustradora Vannγ Gama, feita em nanquim e aquarela, como nos bons tempos.

 

Abraços e até a próxima!