[Resenha] Tony Moon: está tudo fora de controle, cara!

0

Fala Galera, não sei nem por onde começar essa minha resenha.  Depois de muita procrastinação venho tentar pagar essa dívida sem muita confiança, afinal de contas escrever uma resenha parece algo muito mais sério e técnico do que me propus a fazer em minhas colunas.  Com isso tudo que me resta é pedir para que peguem leve comigo nessa resenha de estréia, não tenho certeza se haverão outras…

Como apontado no título, a resenha a ser apresentada é do livro “Tony Moon: está tudo fora de controle, cara!” do blogueiro multimídia Pedro Duarte, O Bacanudo!  Cara muito simpático e acessível que conheci primeiro através do Cabulosocast e depois me ajudou através do email com algumas coisas de maneira sempre muito pró-ativa. Esse pegou o espírito do empresário crowdfunding e fez|– tudo certinho.  Valeu mesmo a ajuda Pedro!  Seguindo com a ficha técnica:

Editora: Bacanudo Livros
Ano: 2015
152 páginas
Infanto-juvenil
ISBN: 9788568896006
Skoob

Tive acesso as versões digitais e impressa, sem contar material adicional vindo com o livro como parte do crowdfunding.  Toda a preocupação com a qualidade, editoração, diagramação são evidentes no material, e as ilustrações são um espetáculo a parte, por obra e graça de Brão Barbosa de cujo trabalho próprio ainda preciso me inteirar melhor, mas já vi o Lucas elogiando.

(Consegui chegar até aqui sem falar nada sobre a história, talvez eu ainda consiga um pouco mais, ou talvez seja hora para a sinopse retirada do site do personagem?)

Sinopse

Tony Moon é um sujeito bacana de 12 anos, que lancha sanduíche de ricota quase todos os dias e que acaba vítima de uma conspiração gigantesca, cheia de suspeitos, bom humor, imaginação fértil e sacadas sobre a vida moderna, escolhas e até sobre o que passa na TV.

Um garoto metódico, prático, que faz o que tem que ser feito, mesmo que tenha que assumir a identidade imaginária de um agente secreto treinado, um mestre ninja ou até um justiceiro.

Sanduíche e suco de caixinha na mochila, Tony vai descobrir que todos os dias podem ser planejados, mas serão inevitavelmente surpreendentes! E que às vezes pode até ser legal que as coisas fiquem fora de controle.

Fonte: http://tonymoon.com.br/

(E agora o mais difícil: opinar sobre o livro como se fosse algo técnico e eu soubesse o que estou fazendo, ou de que estou falando.)

Li muito rapidamente a obra por alguns motivos diferentes.  Ágil, curta, instigante nos deixa mesmo com vontade de continuar em frente, ainda que em alguns momentos fosse um pouco óbvio o que viria a seguir (creio que em grande parte por ter 3 vezes a idade do público alvo).  Em nenhum momento, no entanto, saber o que viria me deixou menos instigado com relação ao como viria.  Pedro nos deixa com um gosto de quero mais até o fim na melhor tradição das grandes obras infanto juvenis como Gang do Beijo, O Gênio do Crime ou da série Os Karas.  Ansioso por mais alguns anos para ler esse e alguns dos meus outros favoritos para a próxima geração… enquanto esperamos por mais.

E acho que por hoje é só, pessoal,

Rodrigo Fernandes

NOTA:

04-e-meio-selos-cabulosos

Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:

Amazon (e-book)