[Quadrinhos] Demolidor – O Fim dos Dias

0

Demolidor O Fim dos Dias é uma história que se passa num futuro próximo onde o Demolidor está morto, assim como seu maior rival, O Rei do Crime. A HQ original era pra ter sido parte daquela série O FIM, que contava os trágicos fins de alguns heróis da Marvel, como os X-Men, Quarteto Fantástico, Hulk etc. que seria contada pelos maiores escritores e desenhistas que passaram pelos respectivos personagens. Não foi uma série que agradou a todos. Afinal, quem gosta de ver seus heróis morrerem? As pessoas crescem acompanhando seus super-heróis e aí de repente eles morrem? Num mundo onde os heróis estão sempre morrendo e voltando, tudo bem, mas essa série tinha uma proposta bem diferente. E apesar desse arco se tratar do fim dos dias do Demolidor, ela não faz parte dessa série O FIM, apenas mesmo por questão de tempo. Ao que parece, a produção atrasou tanto que a Marvel não pôde esperar mais e acabaram por desvincular essa história.

Foi assim que O Fim dos Dias veio a ser reformulado e lançado em 8 volumes. Depois foi compilado num volume único e não sei por que diabos a Panini resolveu quebrar esse volumão em dois. O primeiro conta com os 4 primeiros volumes e uma história extra, e o segundo consta os 4 últimos volumes e termina com a história “O que aconteceria… Se Karen Page não tivesse morrido?”. Outra história de realidade alternativa, que faz ligação direta com o arco O Diabo da Guarda, lançado aqui no Brasil pela editora Salvat.

capas demolidor
Capa dos volumes lançados no Brasil

A história é uma espécie de reformulação do clássico do cinema Cidadão Kane. Brian Michael Bendis aproveitou a ideia principal do filme e o inseriu no que seria, na sua concepção, a última história do Homem sem Medo. Logo no início vemos o Demolidor sendo assassinado pelo sociopata e vilão, Mercenário, e pouco antes de morrer, Murdock diz a palavra Mapone.

Ben Urich — o jornalista e amigo de Matt — parte em busca de descobrir por onde o Demolidor esteve todos os anos após ter assassinado o Rei do Crime, quais os motivos que o levaram a cometer tal atrocidade, por que o mesmo foi morto e quem ou o que diabos é Mapone.

A narrativa é construída a partir do depoimento de várias figuras importantes da história do Demolidor, bem como da história dos quadrinhos da Marvel. Assim como a narrativa dúbia do próprio Ben Urich, temos Eco, Elektra, Justiceiro, Peter Parker e etc. Umas aparições bem justificadas e importantes, outras são simplesmente desnecessárias.

O primeiro volume para mim é o melhor, já o segundo, apesar de ser bom, perde bastante com a decepcionante revelação do que significa Mapone. (Preferia ficar sem saber do que se tratava.)

DEMOLIDOR 10

NOTA:

04-selos-cabulosos

 

Nome: Demolidor — O Fim dos Dias
Autor: Brian Michael Bendis (roteiro), David Mack (Roteiro e arte), Klaus Janson, Alex Maleev, Bill Sienkiewicz e Michael Lark (Arte)
Editora: Panini
Ano: 2015
Páginas: 124 cada volume.
Preço: R$ 18,90 cada (de capa)
Skoob