[Notícia] Prêmio Jabuti terá categoria para livro digital

0

No último dia 1º de junho foi anunciado o prêmio Jabuti de 2015. Uma grande novidade é que agora o prêmio tem uma categoria para ebooks, a categoria Infantil digital. Não há mudança na categoria infantil que continua aceitando apenas livros impressos. A nova categoria é apenas para os livros infantis digitais. Essa inserção é experimental segundo a curadora do prêmio, Marisa Lajolo, e uma tentativa de acompanhar o que chamou de “tendências contemporâneas em nível mundial”. Por ser experimental, essa categoria não concorrerá como “livro do ano“.

E para participar na nova categoria, a editora ou autor deverão ter atenção e paciência, porque existem exigências que vão desde a obra ter elementos multimídias até questões ligadas ao DRM. Os livros serão julgados por três critérios: Adequação das linguagens/códigos/temas à faixa etária do público-alvo 2. Contribuição da interatividade leitor/linguagens-códigos para enriquecimento da obra 3. Originalidade e qualidade técnica das imagens, áudios, vídeos e animações.

Quem sabe em 2016 tenhamos romances e contos digitais no prêmio? Em um país onde se lê pouco, um prêmio como esse acenar para o digital é um avanço para maior democratização na produção editorial.

E outra nova categoria no prêmio Jabuti é a chamada Adaptações, criada para “livros compostos por adaptações de obras anteriores, seja por meio de nova redação, seja, pela transposição de linguagens, tal qual a verbal pela visual, como ocorre nas adaptações de obras literárias para quadrinhos“.

Será que adaptações como a feita em parte da obra de Machado de Assis poderão concorrer? E se uma adaptação de um livro desconhecido ganhar como fica o autor desse livro? Pode haver um pouco de polêmica por aqui.

A entrega do prêmio deverá ocorrer em Outubro de 2015.

Via Publishnews