[Coluna] E aí, como vai sua biblioteca?

2

Bibliotecas são hoje tidos como espaço obsoleto. Será? Por quê?

Para que se usa hoje uma biblioteca? Para quê ir à biblioteca, se eu posso comprar um livro no conforto da minha rede pela internet? Além do mais ele vai chegar novinho, com aquele cheirinho de livro recém saído da editora…

Olhando para trás, uma biblioteca não tem mais a “utilidade” de antes (alguns vão dizer que é porque somos brasileiros, mas tenho minhas dúvidas…), mas não quer dizer que seja um espaço inútil.

Com a tal da Dona Internet, hoje eu posso baixar, comprar um livro em diferentes formatos de qualquer lugar pelo meu celular, além de poder imprimir em poucos minutos uma pesquisa que antes demorava horas procurando numa Enciclopédia Barsa. Nada contra internet, pelo contrário, acho que ela livrou (trocadilho horroroso) da Biblioteca aquela velha responsabilidade que se tornou um estigma para sua reputação. E quando esta última ganha uma “repaginada” (pronto, outro!), pode converter-se num espaço mais útil que só um depósito de livros, com as tecnologias para encontrar a informação correta e precisa também se tornando um espaço muito mais agradável.

Uma biblioteca pode ser ainda um refúgio, um esconderijo para se estudar tranquilamente, um espaço de descoberta e ainda um espaço muito democrático. Hoje se encontra (poucos, mas ainda, né?) best-sellers ao lado de grandes clássicos, o que prova que livros não tem preconceitos, apenas nós pessoas. Pode ser que não encontremos o último romance, fantasia ou ficção científica, mas temos uma grande probabilidade de encontrar uma incrível história por trás daquela capa suja e meio amassada (é sinal que é bastante lido).

biblioteca

Enfim, grande e mais completa ou mais simplesinha com aquele bibliotecário mal-humorado, visite a (sua) biblioteca mais próxima. Se você é daqueles que acha que comprar o livro pode ser mais vantajoso, lembre-se que os livros foram comprados com os tributos que saíram do seu bolso. Mas isso é assunto para outra discussão…

  • Vanessa Straioto

    poxa não sou mal humorada….kkkkkk..pelo menos não todos os dias..
    adoro bibliotecas, adoro passear pelas estantes e ficar vendo as lombadas dos livros..

    • Cícera Évila Marinho

      Vanessa, estava me referindo àqueles bibliotecários que parecem um dragão na porta da caverna cheia de ouro! he he! E quando alguém chega perguntando por um livro, eles dizem que não tem ou não sabem… Espero que você não seja assim.
      Também adoro ficar passeando pelas estantes admirando a lombada dos livros, você é das minhas!
      Obrigada por comentar.