[Resenha] O Caso de Charles Dexter Ward de H.P. Lovecraft

7

A despeito do título nada instigante, O Caso de Charles Dexter Ward, é uma obra prima de Lovecraft e um deleite para os amantes do horror e do sobrenatural. A história é contada em forma de relato. Um relato sobre a decadência de um jovem interessado por arqueologia, que se depara com um ancestral seu no mínimo, curioso. Joseph Curwen é o nome desse seu tetravô de hábitos estranhos e que veio fugido de Salem para Providence. O jovem descobre por acaso seu parentesco com o tal Curwen, e tem acesso às mais escabrosas lendas que envolvem seu nome, que dizem respeito principalmente a boatos sobre o mesmo ser um bruxo ou coisa parecida. Charles Dexter Ward se afunda nos estudos sobre seu tetravô, ao ponto de isso se tornar uma obsessão.

O Dr. Willet — o psiquiatra que mais demorou em atestar a insanidade do jovem —, empreende uma investigação acerca dos mistérios que envolveram Charles e que culminaram em sua loucura.

A história é de tirar o fôlego. A trama — escrita em 1927 — ainda se mantém hoje como algo extremamente inovador, dando de dez em muito livro e filme de terror dos dias de hoje. A história em forma de relato pode causar dificuldade para os leitores não acostumados, assim como a linguagem de época, mas não acho que isso seja um empecilho muito grande. Vale a pena insistir nesse livro. (Sério, vale muito a pena.)

Cada um dos personagens é imensamente cativante e complexo, desde o problemático Charles, seu tetravô Curwen e seus estranhos amigos, e até mesmo o Sr. e a Sra. Ward.

O livro tem toda uma aura de mistério sufocante, quanto mais lemos, mais nos perdemos em divagações e especulações sobre o que está acontecendo. Quanto mais páginas são viradas e Charles se aprofunda nos mistérios em que se envolveu seu tetravô, mais o vemos afundar em escuridão, e ser consumido pelo passado e pelo estranho…

Os contos A Cor que Caiu do Céu e Os Ratos Nas Paredes sempre foram minhas histórias favoritas do autor, mas agora devo incluir o romance de Charles Dexter Ward nessa pequena lista também, porque é realmente um livro fantástico; de tirar o fôlego. Lovecraft não é aquele autor de mistério que lhe lhe deixa no escuro. Ele lhe deixa no escuro com os piores pesadelos…

Um autor que é influência para tantos autores (bons) contemporâneos como Neil Gaiman, Stephen King, Alan Moore, Peter Straub etc. não deve cair no esquecimento. Com certeza o fez por merecer.

NOTA:

05-selos-cabulosos

Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:

Amazon
Amazon (e-book)

 

Nome: O Caso de Charles Dexter Ward
Título Original: The Case of Charles Dexter Ward
Autor: H.P. Lovecraft
Tradutor: Ana Maria Capovilla
Edição:

Editora:
L&PM
ISBN: 9788525402042
Ano: 1997
Páginas: 210