[Resenha] Lagoena O Portal dos Desejos | Laísa Couto | Editora Draco

0

Se você procurar pelo livro Lagoena O Portal dos Desejos da escritora brasileira Laísa Couto vai encontrar logo abaixo do título a frase: “Pode um segredo protegê-la da maior aventura de sua vida?“, mas vou além: “Pode um livro de fantasia nacional te transportar à sua infância e tocar seus sentimentos de saudades e inocência de tempos que jaziam esquecidos?”.

A resposta, meus caros cabulosos e cabulosas, é: Sim, pode.

Conhecendo o livro

Gosto muito de livros de fantasia e, como vocês já estão cansados de me ouvir dizer, nos últimos tempos tive um prazer absoluto em descobrir diversos autores e obras incríveis que foram escritos aqui mesmo, no Brasil. A nossa literatura é muito rica e vale a pena apostar nesses nomes que estão começando a figurar entre os leitores. É o caso de Laísa Couto, que vocês também já conhecem da coluna “A Coluna“, que indo além produziu (e ainda produz) a série Lagoena.

Desde a primeira vez que pude conversar com Laísa e descobri que ela possui livro publicado, fui em busca para conhecer. A sinopse me conquistou, a capa com tons de roxo fez meu coração bater mais forte (que capa lindaaaa!!!) e por fim, por ser do gênero fantástico, o resultado só poderia ser um: já guardei um espaço na minha lista de livros para conhecer a sua produção. Por sorte minha, ela me ofereceu uma cópia do livro em formato digital para o kindle e me pediu disponibilidade para resenhá-lo, e cá estamos.

Quer saber? Laísa, muito obrigada!!! 🙂

Você buscaria o portal?

Lagoena O Portal dos Desejos é o primeiro livro de uma trilogia que ainda está em produção. É um livro de escrita prazerosa, simples e que promete agradar a todos os tipos de leitores: dos iniciantes e mais tímidos aos mais experientes que gostem de uma aventura.

O livro conta a história da pequena Rheita, órfã de mãe que foi criada por seu avô joalheiro falido e solitário, que é portadora de um segredo que desconhece. A pequena possui uma missão em sua vida e por medo de que ela se machuque, seu avô em um ato de amor ocultou seu passado e tudo o que sabe sobre o segredo. Tudo ocorre tranquilamente em sua vida, até que Rheita precisa escolher entre permanecer escondida de tudo ou enfrentar seus medos para salvar e proteger seu avô que está em perigo sem saber. Em um ato de coragem e acompanha de seu novo e único amigo, Kiel eles descobrem Lagoena, os segredos da missão de suas vidas e se deparam com um grande fardo e viagem promissora de atender a todos os seus desejos e provar e conhecer a si mesmos.

Laísa é uma escritora corajosa, ao meu ver. E vou dizer o porquê: escrever um livro sobre mundos mágicos sem cair no mesmo enredo padronizado, mas sem criar um mundo totalmente a parte que demande anos de estudo para tentar interpretar a mente do criador, é um ato de muita coragem no mundo das letras.

E aqui cabe, novamente, meu agradecimento.

Lagoena é um livro que oscila entre os extremos: é fácil de ler, mas necessita de atenção para não se perder os detalhes; é curto, porém próximo à sua metade tive a impressão que se poderia se enrolar; possui seus clichês, porém são apenas reflexos de minha infância e crescimento; é novo, porém afável em referências que em minha mente existem e por isso produzem familiaridade.

Em meio a esses pontos, acho que Lagoena é fruto bem saboroso de se conhecer: dosou bem, é infantil porém como adulta me mostrou alguns aspectos de minha vida que eu não conseguia ver.

Após a leitura, ficou um gosto de quero mais e vontade de viver minhas aventuras, em busca de meus desejos. De forma inocente, como apenas uma criança pode sentir e viver. Afinal, de Rheita e Kiel, todos temos um pouco!

Nota

05-selos-cabulosos

Ficou interessado(a)? Você pode comprar o seu exemplar nas lojas:

Não esqueça de adicionar o livro no Skoob
LAGOENA__O_PORTAL_DOS_DESEJOS_1410448066BNome: 
Lagoena – O Portal dos Desejos
Autor: Laísa Couto
Edição:

Editora:
Draco
ISBN: 9788582430682
Ano: 2014
Páginas: 272
Sinopse: Lagoena O Portal dos Desejos

Rheita é órfã de mãe e a única neta de um joalheiro falido. Por mais que seu avô tente, os esforços para isolar essa garota de 10 anos do mundo e esconder sua verdadeira identidade são inúteis.

Inteligente e esperta, a curiosidade da garota leva-a a uma descoberta no antigo quarto da mãe. Encontra a metade de um mapa mágico, mas qual seria a relação disso com o desaparecimento de seu pai?

Quando Kiel, o filho gago do sapateiro, faz revelações incríveis a Rheita, juntos partem para uma aventura repleta de segredos ainda maiores, rumo a um outro mundo, Lagoena, a Terra Secreta que corre grande risco de não mais existir.

A menina deverá salvar esse lugar mágico, protegendo o tesouro do mapa da cobiça de um imperador amaldiçoado, enquanto segue o maior desejo de seu coração: encontrar o pai que nunca conheceu.

Lagoena: O Portal dos Desejos é o romance de estreia de Laísa Couto, autora que resgata a magia dos contos de fada em uma história emocionante e envolvente. Quando a verdade da sua vida lhe foi negada, fugir para um mundo fantástico pode ser a única salvação.