[Coluna] Concursos Literários – Maio/2015

0

Falae, galerinha cabulosa! Aqui é o Jonas Daggadol, autor de alguns contos, poemas, crônicas, roteiros e notas promissórias espalhados por aí! Vamos conversar um pouco sobre esses textos que estão no seu caderno, no HD ou na sua cachola, e você não sabe bem o que fazer com eles?

Você já escreveu algumas obras; e sua mãe gostou, né? Que bom! O namorado, marido, esposa, filho também (esposa e filha é meu caso). Então, coragem tomada, você passou pra frente! Você conseguiu colocar seus textos pra fora de casa! Alguns amigos leram e gostaram, outros deram opiniões meio confusas ou até contraditórias. De novo, que bom! Você está sendo lido! O que é maravilhoso, mas entre elogios e críticas, o que está havendo? Nestas críticas, o pessoal está viajando? Não entenderam sua obra prima? Ou será que não está tão bom assim, e a mamãe elogiou só para não ver você com cara de…

Um ótimo termômetro para tirar estas terríveis dúvidas são os Concursos Literários. Nada como uma avaliação imparcial (pelo menos é o que se espera) e objetiva (pero um tanto sub) para dizer se seus textos são realmente bons ou não.

Em nossa querida e fresca coluna (nasceu hoje!), vamos trazer os concursos que estão rolando mundo afora: Contos, poemas, crônicas, livros inéditos e também outras mídias como histórias em quadrinhos, cartuns, roteiros e qualquer outro que tenha espaço para um punhado de letras e ideias malucas!

 

No mês de maio, sem dúvida, o grande destaque é o Prêmio Literário Cidade de Belo Horizonte. Você tem até o dia 18 para enviar seu livro inédito de Contos ou Poemas e torcer muito para que sua obra fique em primeiro lugar! Este tipo de concurso abre muitas portas. É aquele atestado de qualidade que qualquer um quer em sua obra, ainda mais para um escritor iniciante como eu e você. Não sou muito de correr atrás de $$, ainda mais nesta fase inicial, onde o que conta é aparecer e se firmar; mas não tenho como não comentar: o prêmio é de R$ 50.000,00 (menos impostos, snif). E é claro que ninguém aqui é bobo. Ganhar um prêmio deste porte já seria sensacional, com estas 1000 onças-pintadas então… sem comentários! Acessa aqui!

Leia o regulamento detalhadamente, sem preguiça (são 11 páginas), e faça tudo certinho, hein?! Uma das grandes reclamações dos organizadores de concursos é exatamente a falta de atenção ao regulamento, o que só gera perda de tempo, dos participantes e dos organizadores.

 

Outro concurso muito interessante em maio é o Prêmio Literário José Saramago, autor tão querido pelo Lucien. Este é um prêmio diferente do que falamos até então… Se você não é o iniciante que mencionamos no início da coluna, e sim um autor com uma obra fresquinha, publicada em 2013 ou 2014, e que gostaria de botar seu texto para competir além-mar, lá na terra do bacalhau com vinho do porto, este concurso é pra você. Leia atentamente o regulamento e veja como despachar sua obra até dia 15 de maio, ó gajo!

Hoje não temos muito espaço, a ideia é apresentar a coluna. Na próxima edição apresentarei os principais concursos de junho e as seleções periódicas (quem falou em revistas digitais?). Enquanto isso, dá uma lida neste maravilhoso livro da Francine Prose. Vai ajudar um bocado na melhora da sua escrita. E além de ti, vai ajudar tua mãe… a pobrezinha não vai precisar mentir nunca mais!

Para Ler Como Um Escritor – Francine Prose

 

Abraços e até a próxima!